Coluna do Editor – 20 e 21/01/2024

0 192

Republicanos

Agora é oficial! A nova composição do Republicanos em Toledo foi homologada junto à Justiça Eleitoral, tendo à frente Neuroci Antonio Frizzo como presidente. O vice é o empresário Coniberto José Niedermeyer (Allmayer Supermercados). O tesoureiro é Pedro Pereira (Habitabem Brasil) e a secretária geral Andrea Viviani Barbosa. A certidão oficial foi emitida na quarta-feira (17).

Fala com Jesus

Atenção! Interessados em ‘ganhar uma casinha’ bastam entrar em contato com Jesus. Mas no caso não é um lugar no céu, mas em Toledo mesmo.

Lugar no céu

É que tem vereador prometendo entregar casinhas populares como fosse um lugar no céu.

Fila

Até onde se sabe, existe uma fila de espera para as casas populares e ela deveria ser respeitada. Se é que não está!

Maripá

O atual prefeito de Maripá, Rodrigo André Schanoski (PL), é o pré-candidato à reeleição pelo grupo de situação no município. Seu nome foi colocado à disposição em reunião política realizada pelo PL. Outros partidos que apoiam a reeleição de Rodrigo são o PSD e o MDB.

Racha

A determinação de Rodrigo apenas reforça o racha político ocorrido em Maripá, pois o ex-prefeito Anderson Bento Maria também já manifestou o desejo em disputar a eleição deste ano para a Prefeitura.

Pesquisa

Na única pesquisa realizada até o momento em Maripá, o nome de Anderson liderava com folga.

Privatização

A fim de auxiliar o governo estadual a cumprir as normas legais em eventuais futuros processos de privatização de empresas públicas, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu sete recomendações relativas ao assunto para o Poder Executivo do Estado.

Copel

As medidas foram indicadas pela comissão temporária instituída pela Corte para fiscalizar o processo de transformação da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) em uma companhia de capital disperso e sem acionista controlador, após o grupo realizar auditoria sobre o assunto entre os meses de abril e novembro do ano passado. Como resultado direto dos trabalhos, foi gerado um benefício financeiro de R$ 671,8 milhões, decorrente da elevação do preço mínimo de alienação das ações da companhia. Além disso, não foram detectadas irregularidades capazes de macular o processo de desestatização da Copel.

Sete

No entanto, os auditores do Tribunal indicaram a adoção de sete recomendações por parte do governo estadual. Todas elas estão detalhadas no quadro abaixo. Eles também sugeriram a emissão de uma recomendação à administração do próprio TCE-PR, para que esta considere a realização de estudos voltados à regulamentação do fluxo de processos de concessão e desestatização feitos pelos municípios e pelo Estado do Paraná, contemplando a intervenção do controle externo sobre a administração pública.

Fiscalização

Escrevi sobre os problemas no fim de semana em relação a alguns estabelecimentos comerciais no fim de semana na região do Parque Ecológico Diva Paim Barth e adjacências. Seria fácil de resolver se a Prefeitura de Toledo fizesse a devida fiscalização.

Exército

Como fizeram, por exemplo, homens do Exército Brasileiro nesta sexta-feira (19) na BR-163, nas proximidades do acesso à Avenida Ministro Cirne Lima. Um pelotão estava pela manhã parando os veículos e fazendo uma revista rigorosa.

A leitora escreve…

“Bom dia Marcio…sobre a Coluna de hoje (ontem): parece que o serviço público é um ‘extra’ para alguns comissionados e servidores concursados. Quando deveriam estar dando expediente no local de trabalho, estão atendendo no privado. O horário ‘diferenciado’ que eles dizem fazer serve apenas para chegar mais cedo (ou sair mais tarde) e tomar chimarrão, porque eles não abrem os espaços públicos para atender a população nesse horário. Tem muitas ‘vistas grossas’ e o Legislativo parece que esqueceu a função de fiscalização. Depois colocam todos os servidores no mesmo balaio dos ‘preguiçosos’”. Mensagem encaminhada por uma leitora.

Deixe um comentário