Coluna Do Editor – 21/03/2024

0 184

Visita

Crédito: Márcio Pimentel

O ex-prefeito de Toledo e suplente de deputado Lucio De Marchi, acompanhado do assessor Ademir Paludo, visitou o Jornal do Oeste nesta quarta-feira (20) para falar um pouco sobre o trabalho que ele vem fazendo junto à Casa Civil do Governo do Estado.

Outdoor

Ainda sobre o caso dos outdoors depredados em Toledo. Uma leitora da Coluna mandou mensagem questionando a informação de Edson Simionato sobre os outdoors do ex-presidente Jair Bolsonaro, “que não foram colocados em época de eleição. Lá na comunidade do Rocio, foi colocada no segundo ano de quando o Bolsonaro era presidente. E a administração do prefeito Beto Lunitti (secretário Stuani) foi junto com a Justiça Eleitoral retirar.

Missal

O deputado estadual Batatinha (MDB) esteve no gabinete do prefeito Ferrari, em Missal, juntamente com o presidente da Câmara, Jair Bogler e vereador Elmo Pauli, onde assumiu um compromisso com Missal. Ele destacou que mantém diálogo com os vereadores e pretende atuar no município de forma ainda mais próxima. Jair e Elmo fizeram a entrega de demandas ao parlamentar que vai atuar na busca de recursos para contribuir com a Administração Municipal.

Nova coordenadora

De acordo com a Portaria Nº 162, de 19 de março de 2024, Diele Gama Fidler é a nova coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa, com lotação na Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano do Município de Toledo.

Dengue

A partir de atuação do Ministério Público do Paraná, a Prefeitura de Antonina, no Litoral do Estado, removeu publicação institucional em rede social que continha informação inverídica relacionada à prevenção da dengue. A postagem indicava a ingestão de suco de inhame cru como um possível tratamento para a doença, orientação que não possui nenhuma comprovação científica e não é indicada pelas autoridades sanitárias.

Fontes

A exclusão do conteúdo pelo Executivo Municipal de Antonina decorre de recomendação administrativa expedida pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca, que identificou o possível dano à saúde pública com a publicação da informação inverídica. Em ofício encaminhado na última sexta-feira, 15 de março, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a remoção da informação divulgada nas redes sociais e que a mesma teria ocorrido por um “erro humano”, não tendo sido previamente autorizada pelo gestor público. Além da remoção da postagem, o Ministério Público do Paraná recomenda que os agentes públicos do Município de Antonina busquem informações em fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde, para a elaboração de suas comunicações, especialmente aquelas direcionadas à prevenção da dengue e outras enfermidades.

Sentinela

Enquanto isso, em Toledo, é preciso divulgar melhor o trabalho da Unidade Sentinela de apoio à dengue, na Vila Paulista. Enquanto UPA e Mini-hospital seguem lotados, por lá o trabalho vem sendo tranquilo porque muita gente não sabe sobre seu funcionamento.

Atendimento

Aliás, só tenho recebido elogios por quem procurou atendimento por lá. Mérito de quem lá trabalha, porque se depender dessa gestão caótica da saúde em Toledo…

Audiência

Nesta sexta-feira (22), a partir das 14h30, o superintendente da Emdur, Ascânio Butzge, deverá prestar contas em audiência pública na Câmara Municipal.

Carros

Mais uma semana que passa e os carros novinhos em folha comprados pela Câmara de Toledo seguem parados no pátio. Vai ver é para evitar desgaste…

Deixe um comentário