Coluna do Editor 22/09/2020

Nova unidade

Provavelmente nesta semana será dado um passo gigante rumo à construção do novo hospital da Hoesp, mantenedora do Hospital Bom Jesus. Hoje a unidade localizada no Centro de Toledo é, reconhecidamente, ultrapassada e com problemas difíceis de serem solucionados. Além disso, cabe ressaltar que o espaço é locado.

 

Parceria

A ideia de construir uma nova sede surgiu através de uma parceria entre a própria Hoesp, Prefeitura de Toledo e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O diálogo vem acontecendo há algum tempo e agora parece que uma proposta concreta está praticamente sacramentada.

 

Área               

O novo hospital da Hoesp ficaria numa área próxima ao campus da PUCPR em Toledo, com fácil acesso pela continuidade da Avenida União. Seriam, numa primeira etapa, 220 leitos, com possibilidade de ampliação para 500 numa segunda etapa.

 

Novo líder

O vereador Renato Reimann (PP) é o novo líder de Governo do prefeito Lucio de Marchi na Câmara de Toledo. Pedro Varela é o vice. A leitura do ofício aconteceu na sessão ordinária desta segunda-feira (21).

 

Coisas

“São tantas coisas que estão acontecendo aqui em Toledo e nós não estamos sabendo”. A frase é do vereador Leoclides Bisognin, referindo-se à reunião que teve com a direção do Biopark que, na visão do vereador, terá um papel fundamental no futuro da cidade.

 

Pedágio

A bancada federal do Paraná encaminhou, na semana passada, ofício ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, defendendo que o novo modelo das concessões do pedágio nas rodovias estaduais e federais tenha como ponto base o menor preço das tarifas e sem cobrança de outorga. Os atuais contratos vencem em novembro de 2021 e o Governo Federal sinaliza adotar um sistema híbrido que leva em conta o valor da outorga pago pelas futuras concessionárias, e segundo os parlamentares paranaenses encarece e repete os mesmos preços altos praticados pelas concessionárias.

 

Histórico

O ofício foi encaminhado pelo coordenador da bancada paranaense, o deputado Toninho Wandscheer (PROS). O documento toma por base um histórico do pedágio no Paraná enviado pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) a Wandscheer.

 

Carreata

No próximo dia 27 (domingo) Toledo vai receber Carreata EI para celebrar o Dia da Saúde Emocional na Escola. Organizada pela Escola da Inteligência, o objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a importância da valorização da vida, da gestão das emoções e da união entre família e escola como parte das ações do Setembro Amarelo.

 

Medidas

O encontro cumprirá todas as medidas de segurança necessárias e contará com a presença de familiares, professores e alunos de escolas locais, totalizando mais de 450 veículos. Interessados também podem se juntar à carreata, que terá bexigas e faixas amarelas identificando todo trajeto.

 

Pandemia

A pandemia do novo coronavírus trouxe impactos para a saúde mental com aumento nos casos de ansiedade e depressão. “Diante deste cenário, é essencial a participação de todos para promover a gestão da emoção para o maior número de pessoas e mostrar como a união entre família e escola é importante nesse processo”, comenta Camila Cury, presidente e fundadora da Escola da Inteligência.

 

Serviço

A Carreata EI – Dia da Saúde Emocional na Escola em Toledo será às 8h30, na Rua Guarani, em frente ao colégio (Fundação Educacional de Toledo) Itinerário: Local saída do colégio, sentido Rua Barão do Rio Branco (direita), Piratini (esquerda), São Jorge (esquerda), Parigot de Souza (direita) até a 1ª rotatória, Rua Saturno (direita), Rua Borges de Medeiros (esquerda), Barão do Rio Branco (direita), Carlos Barbosa (esquerda), 13 de abril (direita) e chegada no Parque do Povo – Luiz Cláudio Hoffmann. Percurso de aproximadamente 8 km.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *