Coluna do Editor – 23/01/2024

0 193

Ferroeste

No dia 30 de janeiro, o Auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico em Toledo será palco de um encontro sobre o projeto da Nova Ferroeste. O encontro está programado para as 15h, quando será apresentada uma atualização do projeto e o potencial e perspectivas do Terminal de Toledo, previsto para ser construído. O encontro está sendo promovido pela Prefeitura de Toledo – através da Secretaria do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico – Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Nova Ferroeste – Logística Inteligente, Invest Paraná e Governo do Estado – através da Casa Civil.

Convite

Quero agradecer ao representante da Casa Civil na região de Toledo, Matheus Ramos, que encaminhou o convite com bastante antecedência.

Entusiasmo

Ah, importante lembrar que Ramos é um entusiasta – e profundo conhecedor – das ferrovias e aponta que a Nova Ferroeste será um divisor de águas na questão logística do Paraná, em especial da Região Oeste.

Viaturas

Sobre essa questão de convite, há alguns dias foram entregues novas viaturas na sede do 19º Batalhão da Polícia Militar em Toledo e, não fosse uma ligação em cima da hora de um amigo, ficaria sabendo da solenidade quando visse as viaturas rodando. Não foi encaminhado nenhum convite, telegrama, mensagem de texto, sinal de fumaça…Nada!

Organização

Além disso, quem lá esteve ficou surpreso com a falta de organização da cerimônia, justo numa corporação que sempre prezou pela ordem.

Respeito

Alguns políticos que lá estiveram também não gostaram muito da forma como tudo aconteceu.

Jornada de trabalho

Trabalhar quatro dias da semana e, consequentemente, conseguir ter mais tempo para o descanso, para o lazer, ou até mesmo para buscar mais conhecimento está entre os desejos de grande parte dos trabalhadores brasileiros. Aliar essa demanda ao cenário dinâmico e desafiador do mundo profissional, sem redução salarial, deve ser uma das discussões a ser retomada pelo Senado em 2024.

Tendência

O assunto tem sido tendência no mundo todo, com alguns países já colocando em prática legislações ou projetos pilotos que incentivem as empresas a adotarem modelos de jornadas reduzidas, promovendo bem-estar, produtividade e qualidade de vida aos seus funcionários.

CLT

Atualmente a CLT prevê o regime de tempo parcial de 30 horas semanais, já a Constituição estabelece como jornada máxima as 44 horas semanais. Diante dessa diferença de 14 horas entre o definido pela CLT e o máximo permitido pela Constituição, o texto possibilita essa negociação da redução da jornada até 30 horas, desde que seja acordado entre empregador, sindicato e empregado e sem redução salarial.

Proposta

Apresentada pelo senador Weverton (PDT-MA), a matéria, que recebeu parecer favorável do senador Paulo Paim, não contempla contratações por tempo parcial, visto que o limite já é de 30 horas semanais. Como foi analisada em decisão terminativa, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados, exceto se no mínimo nove senadores apresentarem recurso para análise no Plenário do Senado.

Dengue

O aumento dos casos de dengue em Toledo motivou uma reunião de emergência na última sexta-feira. De 1º de agosto de 2023 (início do atual ano epidemiológico) até a última quarta-feira (17), 737 pessoas já procuraram os sistemas público e privado de saúde com sintomas típicos de dengue (dor de cabeça, febre, manchas avermelhadas pelo corpo, entre outros) – destas, 128 testaram positivo, 121 aguardam resultado dos exames, que deram negativo em 488 casos.

220%

Em 20 dias, o número de confirmações da doença cresceu 220% (eram 40 em 28/12/2023) e esse crescimento é motivo de preocupação para os integrantes do comitê. Outro ponto que chama a atenção é a quantidade de casos acumulados desde o início do ano epidemiológico. Em 2022, o patamar atual só foi atingido no fim de março; no ano passado, na segunda quinzena de abril.

Deixe um comentário