Coluna do Editor 25/09/2020

Campanha

A partir de domingo (27) é permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. Confira, a seguir, o que pode e o que não pode na Propaganda Eleitoral 2020, no material preparado pela Assessoria Jurídica da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

 

Impressos

No caso dos veículos impressos – como é o caso do Jornal do Oeste – é permitida a divulgação de até dez anúncios de propaganda eleitoral paga, em datas diversas, no tamanho de 1/8 de página de jornal padrão e 1/4 de página de revista ou tabloide; reproduzir os anúncios pagos na página da internet do jornal ou revista; divulgar opinião favorável a candidato, partido político ou coligação, desde que não seja matéria paga; reproduzir as matérias veiculadas no jornal ou na revista nas páginas da internet dos veículos, desde que de forma idêntica à da publicação.

 

Não pode

É proibido divulgar propaganda paga na véspera e no dia das eleições; a contratação de mais anúncios do que o permitido, ainda que por pessoas diferentes.

 

Destaque

A divulgação de opinião favorável e críticas a candidatos e partidos deve ser realizada com parcimônia, pois abusos e excessos poderão ser apurados e punidos como abuso de poder.

 

Deve…

Toda propaganda eleitoral deve ser veiculada com responsabilidade, inclusive quanto ao compartilhamento de notícias e conteúdos, que devem ser feito apenas depois de se verificar a presença de elementos que permitam concluir pela sua fidedignidade; Estar devidamente identificada, contendo o nome do candidato e de seu vice e o nome do partido e da coligação (com a legenda de todos os partidos que a compõem); ser realizada exclusivamente em língua nacional;

 

…e não deve

E a propaganda não deve veicular qualquer tipo de preconceito ou discriminação; Conter propaganda de guerra, de processos violentos para subverter o regime e a ordem política e social; Provocar animosidade entre as Forças Armadas ou contra elas, ou delas contra as instituições civis; Incitar atentado contra pessoas ou bens, ou instigar a desobediência coletiva e o descumprimento da lei de ordem pública; Oferecer, prometer ou solicitar dinheiro, dádiva, rifa, sorteio ou vantagem pessoas de qualquer natureza; Perturbar o sossego público, com algazarra ou abuso de aparelhos sonoros; Ser realizada por meio de impresso que pessoa inexperiente ou de menor instrução possa confundir com dinheiro; Prejudicar a higiene e a estética urbana; Veicular ofensas pessoais que constituam calúnia, difamação ou injúria; Desrespeitar símbolos nacionais.

 

Café

A convite do comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar em Toledo, major José Osmar Novach, e do comandante da 1ª Companhia do 19º BPM, capitão Jimmy Cajuhy Carlesso, a equipe de jornalistas do Jornal do Oeste participou de um café da manhã coo forma de agradecimento pelo apoio prestado na elaboração da revista em comemoração aos 15 anos do batalhão.

 

Presentes

E, como se não bastasse a receptividade acima da média, ainda fomos contemplados com presentes: um exemplar da revista, uma medalha em lembrança ao aniversário e ainda por cima um vinho personalizado. Grato!

 

Inova

A cerimônia de Assinatura dos contratos do Programa Desafio Inova Oeste marca o início dos projetos aprovados no edital, lançado no final de junho, que recebeu mais de 30 propostas de startups, micro e pequenas empresas da região com foco no desenvolvimento e implementação de produtos, serviços e melhorias de processos para movimentar a economia da Região Oeste do Paraná. O evento será nesta sexta-feira (25), às 9 horas. A solenidade será transmitida pelos canais do PTI-BR (youtube.com/ptibrasil) e da Fundação Araucária no YouTube (http://bit.ly/fundacaoaraucaria).

 

Seleção

O Desafio Inova Oeste 2020, selecionou dez projetos, de dez empresas que vão implementar iniciativas nas áreas do Agronegócio; Energia; Saúde; Produção de alimentos; Varejo; Turismo; Cidades inteligentes; Logística que devem gerar um alto impacto na economia da região.

 

Incentivo

Cada empresa vai receber até 58 mil reais para desenvolvimento dos projetos, consultorias tecnológicas, mentorias, compra de equipamentos, bolsas de pesquisa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *