Coluna do Editor 26/05/2020

0 0

Bomba relógio

Diante do aumento de casos do novo coronavírus em Toledo nos últimos dias, o assunto Hospital Regional voltou à tona, inclusive com uma reunião na Câmara de Toledo onde novos problemas em relação ao passado da obra foram apresentados pelos engenheiros. Depois de tudo isso fica mais evidente que a gestão do prefeito Lucio de Marchi herdou uma bela bomba relógio, tanto que precisou contratar uma empresa para fazer novos projetos para adequar a obra.

 

Leitos de UTI

Ainda no campo da saúde, estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre o número de leitos de UTI para adultos nas redes pública e privada mostra que, se houvesse uma fila única em cada Estado, o acesso aumentaria em 86% no Brasil – passando do atual 1,52 leito de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) a cada 10 mil habitantes para uma taxa de 2,84 em um sistema unificando o acesso público e privado. Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o documento destaca a urgência de uma gestão integrada para salvar vidas de brasileiros e a previsão já existente em lei para esse tipo de regulação.

 

Média

Atualmente, considerando exclusivamente a oferta do SUS, somente o Paraná tem uma proporção de leitos de UTI para adultos acima de 1 por cada 10 mil habitantes, com uma taxa de 1,07. No entanto, se houvesse regulação e fila única para acesso a esse tipo de leito, 16 Estados do país também estariam acima desta faixa. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1 a 3 leitos de UTI para cada 10 mil pessoas. No estudo, a CNM considerou as UTIs para adultos pelo indicativo de que representam uma demanda maior para internação por coronavírus – portanto, não contabilizou unidades pediátricas.

 

Atraso

A sessão ordinária na Câmara de Toledo desta segunda-feira (25) começou com quase meia hora de atraso.

 

Novos secretários

Quatro novos secretários foram nomeados pelo prefeito de Quatro Pontes, João Inácio Laufer, em virtude da desincompatibilização dos cargos para estarem aptos como pré-candidatos. Assim, o vice-prefeito Tiago Hansel deixou a Secretaria de Administração e em seu lugar assume Diego Francener. Silvestre Rohden desligou-se da Secretaria de Finanças e agora Danieli Simone Kunz Hawerroth está à frente. Luis Carlos Becker afastou-se da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes, que passa a ser comandada por Leandro Luiz Winter. E Marco Antonio Wickert se desvinculou da Secretaria de Saúde, a qual de ora em diante é chefiada por Senaide Braun.

 

Maripá

O prefeito Anderson Bento Maria entregou ao deputado estadual, Marcel Micheletto, o projeto técnico para implantação de um trevo no entroncamento da rodovia PR-182, – na altura do quilômetro 298 – com a MR-103, acesso secundário que liga a sede do município de Maripá à rodovia. O objetivo agora é buscar apoio financeiro junto ao Governo do Estado para efetivar a obra, que está orçada em R$ 1.465.696,07.

 

O acesso

A MR-103 tem pouco mais de três quilômetros de extensão. No local está instalado o Campus Maripá da UFPR (Universidade Federal do Paraná), que atua como extensão do Setor Palotina, onde foi construído um Laboratório de Pesquisa e que possui projeto futuro de construção de salas de aula. Além disso, o trecho recebeu recentemente um investimento na área industrial, um centro logístico para armazenagem de produtos frigoríficos, que gerou cerca de 40 empregos diretos e um aumento expressivo no fluxo de veículos, principalmente de caminhões. Outra empresa, como do ramo de fecularia, também está instalada na PR-182 e conta com grande circulação de veículos pelo acesso secundário, principalmente por parte dos funcionários.

 

Histórico

O trecho era o principal acesso ao município antes da pavimentação da PR-182, na década de 70, quando o Governo Estadual alterou o traçado original que cruzava a cidade, implantando o trevo no entroncamento com a PR-873. “Mesmo com o desvio, a MR-103 continuou sendo um dos principais acessos para os moradores dos distritos de Candeia e Pérola Independente e de cidades como Toledo e Cascavel”, explica Bento Maria.

 

Aniversário

“Parabenizamos o Jornal do Oeste pela jornada de 36 anos informando a população de Toledo e região, como um veículo sério, ético, comprometido com a comunidade, parceiro nas ações do empresariado e da nossa entidade. Desejamos sucesso neste desafio diário de bem informar”. Mensagem do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Claudenir Machado.

Deixe um comentário