Coluna do Editor 27/06/2023

0 21

Temas

A ‘escapadinha’ pelos fundos do governador Ratinho Junior na semana passada, quando não foi realizada a entrevista coletiva durante a inauguração da nova unidade da Prati Donaduzzi em Toledo, impediu ouvir o governador sobre vários temas importantes para a comunidade local e regional. Um deles é o Instituto Médico Legal, um problema muito sério, pela falta de atendimento no final de semanas. O IML de Toledo vem sofrendo com plantão dos técnicos e isso afeta a liberação dos corpos aos familiares.

Escolas

Também não foi possível perguntar sobre o início das obras da Escola Estadual no bairro Pinheirinho, muito menos sobre a conclusão das obras da Escola Estadual do Jardim Gisela.

Rodovias

Também seria uma ótima oportunidade para Ratinho Junior falar sobre o processo de licitação da duplicação da Avenida Egídio Munaretto e ainda da recuperação de rodovias da região, em especial das que ligam Toledo a Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras e Santa Helena; assim como Toledo a São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, até a BR-277, que estão numa situação bem ruim.

Outorgas

Outro assunto de extrema importância para a cidade e região é a liberação de Outorgas para piscicultura, chiqueiros e aviários. Diversos municípios da região estão aguardando.

Cursos

No próximo sábado (1º de julho), será realizada uma Mostra de Cursos do IFPR no Biopark, em Toledo. O evento será aberto ao público a partir das 14h. Os cursos à disposição em Toledo são de programação, em 4 meses, com bolsa e contraturno da escola; além de Ensino Médio Integrado em Programação de Sites em 3 anos, com programa de apoio financeiro social (PACE). Mais informações através do (44) 99971-4940.

Segurança Pública

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou projeto (PL 259/22) que altera o funcionamento do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para permitir a transferência direta de recursos para municípios que mantenham guarda municipal.

Dinheiro na conta

De acordo com o projeto original, do ex-deputado Guilherme Derrite, os municípios passam a ter acesso direto à transferência obrigatória de, no mínimo, 50% dos recursos oriundos da exploração de loterias repassados ao FNSP, como já ocorre com estados e Distrito Federal, sem a necessidade de celebração de convênio, contrato ou instrumento similar com a União. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

Candidatura

No que depender da vontade do deputado federal Beto Richa (PSDB) e do presidente Rubens Bueno (Cidadania), a Federação entre os dois partidos deverá ter candidatura própria na maioria das grandes cidades do Paraná em 2024. Toledo aparece nessa lista.

Nomes

O grande desafio dos líderes de ambos partidos em Toledo é justamente ir atrás de nomes em condições de levar adiante o projeto da Federação. Tanto Beto Ignácio quanto Marcelo Seger tem se reunido com várias lideranças para fortalecer a ‘nova legenda’, já que os dois partidos seguirão unidos na próxima eleição diante da nova legislação.

Olho em 2028

Esse desejo em lançar candidaturas viáveis na maioria das grandes cidades tem explicação: todos estão de olho na eleição de 2028 para o Governo do Estado.

Retorno

Nos bastidores aumentaram muito os rumores sobre um possível retorno de Beto Richa à disputa estadual.

Sem acordo

Um ex-candidato a prefeito e deputado em Toledo parece ter sido procurado, porém, sem chance de acordo diante de tantas exigências. Há os que aprendam pelo amor, outros pela dor…mas há aqueles que não aprendem de jeito nenhum!

Deixe um comentário