Coluna do Editor – 27 e 28/01/2024

0 217

Punições

Dentro da Guarda Municipal a ordem é não deixar barato nenhum tipo de desvio. Bobeou é punição. Há alguns dias, um guarda precisou sair cerca de 1 horas mais cedo do seu expediente. Comunicou o superior – que autorizou – e foi avisado que lhe seria descontado o valor equivalente no salário. Até aí tudo certo.

Advertência

O detalhe é que, depois, o guarda foi punido mais uma vez: recebeu uma advertência por ter saído mais cedo. De nada adiantaram as explicações sobre autorização prévia do superior e o desconto em folha.

Cadê minha arma?

Bom, o tempo – sempre o senhor da razão – passou e outro agente municipal perdeu sua arma de choque. Não, você não leu errado: o rapaz perdeu a arma.

Caminhada

Outro guarda, fazendo uma caminhada, encontrou a arma do colega. Onde não sei, mas importante é que o objeto de trabalho foi achado e, quem encontrou, levou no local correto.

Alerta

O diretor de trânsito foi alertado e orientou o rapaz a pegar a arma de choque, levar para casa e dizer que tinha esquecido na bolsa.

Como assim?

Mas a história fica ainda melhor, pois o comandante maior não estava sabendo dessa história e foi alertado por quem recebeu a advertência por ter saído mais cedo. Dizem que vão abrir uma sindicância. Dizem…

Na Câmara?

Outro detalhe dessa história é que o diretor, ao saber sobre a sindicância, foi chorar as pitangas para os amigos vereadores na Câmara Municipal e jura de pé junto que não sai nada. Vamos ver quem manda mais.

Aulas

Recebi o convite da secretária Marli Gonçalves Costa (Educação) para a abertura do ano letivo de 2024 em Toledo, marcado para o próximo dia 2 de fevereiro em dois horários: às 8h no Teatro Municipal com os professores das escolas municipais e às 13h30, no Auditório da Unipar, com os professores dos Centros Municipais de Educação Infantil.

Matelândia

Em Matelândia, o Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da comarca, ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Rineu Menoncin, das gestões 2013-2020, o então pregoeiro municipal, uma empresa, sua proprietária e uma integrante de comissão especial criada em 2017 para cuidar de festividades promovidas pelo Município naquele ano. O motivo foi a possível simulação de procedimento licitatório – o Pregão Presencial 071/2017 – que tinha por objeto a contratação de empresa para gerenciar a comemoração do aniversário da cidade.

Simulação

Conforme as investigações, os requeridos teriam simulado todo o processo licitatório para favorecer determinada empresa. Entre os indícios apurados, estão mensagens trocadas por celular, por uma das requeridas, com diversos fornecedores e também com uma banda contratada para tocar na Festa da Polenta, antes que a licitação ocorresse – o telefone foi apreendido em decorrência de mandado de busca e apreensão, e as conversas foram acessadas com ordem judicial.

Primato

A diretoria da Primato Cooperativa Agroindustrial confirmou para o dia 16 de fevereiro a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária de 2024, marcada para acontecer na Associação Primato, localizada na BR-163, trecho de Toledo a Três Bocas – Linha Marreco. A primeira convocação está marcada para as 7h.

Pautas

Na pauta da Assembleia Geral Ordinária consta a prestação de contas relativas ao exercício de 2023; destinação das sobras; apresentação do orçamento e plano de atividades para 2024; eleição dos membros do Conselho Fiscal para 2024, entre outros assuntos. Já na Assembleia Geral Extraordinária será discutida a alteração do Estatuto da Primato.

Deixe um comentário