Coluna Do Editor – 28/03/2024

0 252

Mortes

O Hospital Regional de Toledo é a instituição com a maior taxa de mortalidade geral por estabelecimentos que compõem a 20ª Regional de Saúde de Toledo, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. As mortes ocorreram nos meses de dezembro do ano passado e janeiro de 2024. Uma denúncia neste sentido chegou até a redação do Jornal do Oeste, que e procurou a assessoria do IDEAS – responsável pela gestão da unidade – para mais esclarecimentos.

Investigação

De acordo com a assessoria do IDEAS, sobre a questão de óbitos é importante ressaltar, que como demais instituições de saúde de tal porte, o Hospital Regional de Toledo tem uma comissão interna de investigação de óbitos. A assessoria ainda relata que “todos os falecimentos registrados nas dependências da unidade são submetidos a investigação e auditoria pela comissão que é formada por um médico intensivista, dois médicos clínicos, um infectologista e três enfermeiros”, destaca.

Pedágio

O deputado estadual Denian Couto (Podemos- PR) apresentou uma emenda a uma lei estadual que obriga as pedageiras a prestarem contas aos usuários. “Se todos nós temos que pagar pedágio para ter estradas melhores, é também uma obrigação da concessionária prestar todas as informações. E a população quer saber, principalmente, quando as obras iniciam, quando elas terminam e quanto elas custam”, pontua o parlamentar.

Troca

De acordo com o texto, que atualiza uma lei vigente desde 2019, as empresas que agora têm a concessão das estradas paranaenses, precisam disponibilizar em sites, redes sociais e em outdoors ao longo das rodovias, informações atualizadas e em tempo real sobre o fluxo do trânsito, a localização dos trechos em obras e o seu andamento, prazo previsto para o encerramento das benfeitorias, além do custo investido em cada obra, entre outros pontos.  “Eu não me oponho aos pedágios e entendo que a privatização e as concessões são o caminho. Mas, o usuário precisa ter algo em troca, com boas estradas, em todos os aspectos. E a transparência é um passo importante neste processo”, explica Denian Couto.

Tribuna Livre

A Câmara de Vereadores de Toledo recebeu na segunda-feira (25), na Tribuna Livre, representantes da Associação Re-Criare Down que falaram da data dedicada à discussão da Síndrome de Down. O tema foi exposto por Vilson Santos, voluntário e pai da Isis, que o acompanhou na tribuna. Vilson disse aos vereadores que se ainda precisamos de uma data para tratar o tema é porque nossa sociedade ainda não é um lugar para todos.

Inovameat

Em seguida a Tribuna Livre foi aberta a Nelson Gafuri, Edenilson Copini e Renato Tracht, em nome do Inovameat 2024, os quais falaram do evento que será realizado de 1o a 3 de abril no Centro de Eventos Ismael Sperafico. O evento abordará inovações nas cadeias produtivas de suínos, aves e peixes, além do Congresso de Plantio Direto, visando potencializar o uso da água, além do Mulheres Inovameat, que vai discutir o papel da mulher e que vai abordar tecnologias que em um ou dois a três anos estarão com o produtor.

Carreta

Foi lembrado também que o Inovameat contará com a carreta CNA Agro, além de gastronomia molecular, 15 agroindústrias e a ex-ministra Tereza Cristina, entre outras atrações. A Câmara terá um espaço físico no local e toda a comunidade está convidada a prestigiar. Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no site: https://inovameat.com.br/

SerToledo

O Sindicato SerToledo realizou na segunda-feira (25) mais uma palestra dentro do curso para a terceira turma de Formação de Servidores 2024. O tema foi humanização do cuidado no ambiente de trabalho e primeiros-socorros, com o policial militar Anderson Brunetti Reis.

Deixe um comentário