Coluna do Editor 28/06/2023

Encontro

O prefeito Bato Lunitti recebeu a visita do deputado federal Dilceu Sperafico. A conversa entre Beto e Sperafico foi rápida, mas bastante produtiva: os dois analisaram, a partir do quadro da gestão municipal, quais áreas da administração pública mais necessitam de investimentos em Toledo.

Direito

O prefeito compreende que o encontro serviu para estreitar relações institucionais e construir pontes perante o governo federal. “O deputado, que tem domicílio eleitoral aqui, está pleiteando recursos em programas geridos pela União. Ele me falou que nos próximos dias vai fazer o anúncio de um grande investimento em prol do nosso município que está sendo viabilizado por intermédio da sua atuação parlamentar”, adianta. “Em breve, ele terá o direito de indicar emendas e as que vierem para Toledo serão muito bem-vindas”, acrescenta Beto.

Vendas

Pesquisa estadual contratada pela Faciap mostra que as vendas caíram em média 8,7% no período que antecedeu o Dia dos Namorados, comemorado no último dia 12 de junho. O levantamento aponta que, no geral, para praticamente metade dos comerciantes paranaenses as vendas deste ano foram inferiores às do ano passado, sendo o menor poder de compra do consumidor o principal fator que influenciou nas vendas.

Jesuítas

Recém-empossado no cargo após a renúncia de Júnior Weiller, o novo prefeito de Jesuítas, Edicarlos Grizotto, visitou, em Curitiba, o Gabinete do deputado estadual Marcel Micheletto, primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa. Na pauta, demandas do município em andamento que tramitam nas mais distintas esferas de governo, novos projetos e demais assuntos de interesse da administração. Nos próximos dias, Edicarlos Grizotto vai assinar ordem de serviço para padronização da calçada da Avenida Padre Anchieta.

Não há vagas!

Na porta do gabinete do vereador Genivaldo Paes, na Câmara de Toledo, há um cartaz avisando: “Não estamos contratando assessor”.

Aumento

Uma sugestão dada nesta Coluna foi decisiva para a apresentação de uma emenda modificativa ao projeto sobre o aumento do salário dos vereadores de Toledo. Com o novo texto, ao invés de quase 40%, foram dados apenas 5%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, a base para definição da inflação oficial.

Bom senso

Como já apontei em outras oportunidades, não sou contrário a aumento de salários para ocupantes de cargos públicos, entretanto, é preciso haver bom senso e equilíbrio.

Quantidade

Em vários grupos de Toledo houve muita discussão sobre a quantidade de cadeiras na Câmara Municipal, algo que teve papel decisivo do então vereador Luís Fritzen, que foi o relator do projeto que elevou ao teto máximo estabelecido pela legislação para cidades do tamanho de Toledo.

Aumento

Na visão do atual presidente do Legislativo, se o censo de Toledo tivesse dado 160 mil habitantes, ele teria apresentado um projeto para aumentar o número de vereadores.

Pressão

Na sessão de segunda-feira, o plenário da Câmara Municipal ficou lotado e a pressão popular mostrou que a população não quer mais ficar igual boneco de posto, ou seja, só agitando os braços sem sair do lugar.

Interrompida

O presidente Dudu Barbosa suspendeu a sessão por dez minutos, às 15h06, após muito bate-boca entre algumas pessoas e alguns vereadores.

‘Pito’

Do plenário, uma professora falou que os vereadores se comportavam pior que crianças em sala de aula.

Arma

Alguém poderia indicar quem é o servidor que gosta de mostrar armas dentro da sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo? O moço, pelo visto, adora aparecer!

Chico’s

A partir de 9 de julho tem novidades no Chico’s Restaurante. O espaço estará atendendo também aos domingos, das 11h30 até às 15h com super buffet e um delicioso churrasco. Mais informações através do (45) 99912-4050.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.