Coluna do Editor 28/08/2020

0 0

Saiu

“O que me fez deixar a Liderança de Governo? Na 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Toledo fiz um breve balanço do trabalho do prefeito Lucio de Marchi, e também do momento político de definições, onde fiz a escolha de deixar a Liderança do Governo na Câmara, justamente para liberar a mim (e aos que estão comigo!) no processo de diálogo e decisões. Destaquei meu apreço pela lealdade e coerência para com aqueles que sempre estiveram comigo na caminhada partidária”.

 

Liberdade!

O trecho acima é da vereadora Janice Salvador, que oficialmente não é mais a líder do Governo na Câmara de Toledo. Hoje no Democratas, Janice – e o grupo que está ao seu lado – entende haver potencial para muito mais dentro do partido e a pré-candidatura ao Executivo segue firme e forte.

Por causa dessa, e de outras mudanças, a Câmara de Toledo realiza nesta sexta-feira (28), às a redistribuição das representações de blocos e partidos nas Comissões Permanentes visando a observação da proporcionalidade e conforme prevê o Regimento Interno no parágrafo quinto do artigo 51 e no parágrafo segundo do artigo 66.

 

Desligamento

A reunião foi definida pela Mesa Diretora, através do presidente Antônio Zóio, em função do protocolo n° 1462, dos vereadores Genivaldo Paes e Walmor Lodi. No documento os vereadores comunicam seu desligamento do Bloco Amor e União por Toledo, com a formação da Bancada do Partido Liberal, tendo motivado o Despacho da Presidência nº 412/2020, assinado por Zóio, marcando a reunião de redistribuição de vagas.

 

Comissões

A Câmara de Toledo conta com sete Comissões Permanentes: Legislação e Redação; Finanças e Orçamento; Desenvolvimento Urbano e Economia; Educação, Cultura e Desporto; Saúde, Seguridade Social e Cidadania; Trabalho, Administração e Serviços Públicos e Meio Ambiente.

 

Janela

As vagas da atual distribuição foram preenchidas em 13 de abril, após o prazo final da janela partidária, que permitiu a troca de sigla sem perda do mandato. A reunião então contou com todos os líderes e integrantes dos três partidos – Patriota, PSD e PV – e dois blocos – Unidos por Toledo e União e Amor por Toledo, que tinham assento na Câmara de Toledo. Na época o Bloco Amor e União por Toledo reuniu a maior composição, com oito membros, tendo direito a 16 vagas, enquanto o Unidos por Toledo com quatro membros teve direito a sete, assim como o PSD, com três membros. Já o Patriota com dois membros teve direito a quatro e o PV com dois membros teve uma vaga.

 

Gestantes

As gestantes devem levar a sério as recomendações das autoridades em Saúde em tempos de pandemia. A gerente do Ambulatório de Atendimento de Gestantes e Crianças, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Paulista, a enfermeira Márcia Mallmann orienta que elas precisam lavar as mãos com frequência, usar álcool 70%, usar máscaras e manter o distanciamento social, além de evitar aglomerações. “Se elas apresentarem sintomas respiratórios devem procurar atendimento especializado. Também não devem abandonar o acompanhamento pré-natal, nem os exames de rotina”.

 

Equipamentos

Recentemente o Rotary Club de Toledo Centenário repassou equipamentos para as equipes. Aspirador portátil, termômetro infravermelho e oxímetro de face são os aparelhos que colaboram com o atendimento das gestantes.

 

Golpe

O presidente do Toledo Esporte Clube, o empresário Carlos Alberto Dulaba, enviou mensagem a respeito de um cidadão que está aplicando um golpe, pedindo dinheiro antecipado para fazer contrato com o clube. “Caso tenham sido contatados, jamais mandem dinheiro e imediatamente façam um Boletim de Ocorrência”, pede o presidente do Porco.

 

Mensagem

“Olá companheiro aqui e o coordenador de futebol do Toledo esporte clube PR estamos na preparação para série D do brasileiro e copa Paraná que dá vaga na copa do Brasil 2021 começa no começo do mês manda seu material por gentileza”. É a mensagem, transcrita da forma original como alerta. O telefone de origem é o +55 73 9869-6738.

Deixe um comentário