Coluna Do Editor – 29/05/2024

0 233

Rodovia

Ainda da entrevista com o deputado estadual Hussein Bakri, na semana passada ao Jornal do Oeste, ele destacou uma reforma importante para a microrregião: a recuperação da PR-497 saída de Porto Mendes até São Miguel do Iguaçu e Missal. “Nós começamos uma conversa com os prefeitos da microrregião e levamos a demanda ao secretário Sandro Alex e ao governador Ratinho Junior”, comentou o líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa do Paraná.

Projeto

Segundo Hussein Bakri, o governo tem o dinheiro, mas não tem o projeto. “A resposta foi: se conseguirmos o anteprojeto, assumimos. Custa R$ 2 milhões.

Juntamos um milhão e oitocentos. Marechal, São Miguel do Iguaçu e outras cidades lindeiras ao lago de Itaipu se uniram com a iniciativa privada para elaborarmos este projeto”, comentou o deputado.

Terceira faixa

A obra terá em torno de 30 quilômetros de terceira faixa, além da ampla recuperação da pavimentação asfáltica, entre outras obras. “É um trabalho que não é tão simples, mas estamos no caminho certo”, disse Hussein Bakri.

PR-317

Outro ponto que abordei com o deputado foi sobre a PR-317, mais especificamente uma eventual duplicação na descida da pedreira até a ponte do Rio São Francisco. Hussein Bakri afirmou que está apenas esperando a confirmação de quem fará parte da comitiva de Toledo para discutir o assunto junto ao Governo do Estado. “O convite já fiz”, garantiu.

Gastronomia

Esta semana houve a entrega dos certificados do Selo de Qualidade às empresas que participam do Núcleo Setorial de Gastronomia e que atendem a uma série de exigências fiscalizadas pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Toledo.

Mudanças

Acompanho este trabalho do Núcleo de Gastronomia da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) desde o início e garanto: as mudanças nos estabelecimentos certificados ao longo destes 21 anos é tremenda. Para melhor, muito melhor!

Qualidade

Ainda sobre o evento, o vereador Gabriel Baierle foi muito feliz quando destacou que a qualidade do trabalho feito em Toledo tem permitido atrair novos eventos e ajudado a divulgar o nome do município em vários cantos.

Educação

A Secretaria da Educação (Smed) realiza nesta quarta-feira (29), a partir das 8h30 na Câmara Municipal, a apresentação Quadrimestral de Relatório de Gestão, em audiência pública, com o objetivo de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2024.

Saúde

Um pouco mais tarde, às 14h no mesmo local, será a vez da Secretaria de Saúde prestar contas.

“Pode Isso Arnaldo”

Recebi uma informação que vai entrar para a série “Pode Isso Arnaldo?” se for verdade. Está relacionada à farra das diárias dentro da Prefeitura de Toledo. Foram publicadas diárias para viagem aos Jogos da Juventude, mas daí o servidor que recebeu as diárias não viajou para os Jogos. “Pode isso Arnaldo?”. No mínimo estranho…E segue o baile!

Tachões

Há tempos quero comentar sobre a colocação de tachões nas ruas de Toledo. A cidade se transformou na capital dos tachões, tamanha a quantidade destes ‘apetrechos’ nas ruas. Em todos os cantos lá estão eles!

Critérios

Quero deixar claro que não sou especialista em trânsito. Mal me considero um motorista razoável, porém, gostaria imensamente em saber quais os critérios escolhidos para colocar esses tachões. Em alguns casos eles estão mais atrapalhando que ordenando o trânsito.

Exemplo

Cito aqui um exemplo: a Rua Balduíno Tielke, ao lado da Havan. Ali tem uma árvore e quando um veículo mais alto passa é daquele jeito, tendo que passar sobre os tachões ou então rezar para não acertar um retrovisor. Igual a esse tem vários exemplos espalhados por Toledo.

Feijoada

Estão à venda os convites para a 8ª Feijoada Solidária da Hoesp/Hospital Bom Jesus. O kit para duas pessoas está sendo vendido a R$ 60,00. A entrega será no dia 30 de maio, das 11h às 14h, na Casa da Amizade do Rotary, que fica na Rua Erechim, 431, no Jardim Porto Alegre.

Deixe um comentário