Coluna do Editor 29/05/2020

0 1

Saudades…

Dilceu Sperafico pode até ser se ‘aposentado’ da política, mas a política ainda não se esqueceu dele. Esta semana, por exemplo, chegou ao município de Serranópolis do Iguaçu um caminhão basculante proveniente de emenda parlamentar quando Sperafico ainda era deputado federal.

 

Importância

O prefeito Ivo Roberti destacou a importância do veículo na melhoria dos serviços ofertados pela administração de Serranópolis do Iguaçu. “Renovar a frota de veículos é sempre muito importante, pois gera uma grande economia aos cofres públicos em manutenção. O maquinário mais velho acaba apresentando mais defeitos e isso gera um custo maior”.

 

Agradecimento

Ivo Roberti fez questão de agradecer o trabalho de Dilceu Sperafico. “Quando recebemos uma emenda federal como essa só podemos agradecer a quem a destinou ao nosso município, o ex-deputado Sperafico”, disse o prefeito.

Por meio da Promotoria de Justiça de Corbélia, o Ministério Público do Paraná firmou, na terça-feira (26), termo de ajustamento de conduta com dez pessoas que participaram de uma festa, incluindo seu organizador. O evento aconteceu no sábado (23), provocando aglomeração de pessoas que sequer utilizaram máscaras, afrontando assim determinações contidas em documentos do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e em dois decretos municipais relativos à atual pandemia de coronavírus (Covid-19).

 

Identificação

A identificação dos dez participantes foi feita a partir de vídeos publicados em redes sociais. Os signatários do TAC concordaram em pagar multas de R$ 530 cada um, enquanto o organizador do evento pagará R$ 1.000. Além disso, comprometeram-se a não mais praticar condutas que impliquem afronta a qualquer medida que vise ao combate à proliferação da Covid-19.

 

Perseguição

Ainda sobre aglomeração, o proprietário do Boteco do Mosquito em Toledo entrou em contato para reclamar de uma suposta perseguição que diz estar sofrendo há mais ou menos duas semanas. Segundo ele, alguém tem ligado com frequência na Polícia Militar denunciando o estabelecimento por aglomeração de pessoas o que, também na versão de Mosquito, não procede.

 

Regras

Ele garantiu estar seguindo as regras estabelecidas pelo município para atendimento neste período de distanciamento social e que, em alguns dias, tem fechado até antes do horário máximo permitido, justamente para evitar problemas.

 

Frase

“Esta semana vi que de fato “tudo que é proibido é mais gostoso”. Tivemos a primeira audiência de prestação de contas com restrição para o público e foi a que teve o maior número de pessoas presentes”. A frase é de um vereador de Toledo, sobre a prestação de contas relativas ao primeiro quadrimestre deste ano, realizada quarta-feira no Legislativo.

 

Dívida

Sobre a prestação de contas, um dado chamou a atenção: o aumento da dívida do município. Questionado, o prefeito Lucio de Marchi citou a disparada na cotação da moeda. Tanto o dólar quanto o euro atingiram níveis estratosféricos, elevando este valor.

 

Financiamentos

Este valor é fruto dos financiamentos feitos no passado e que estão sendo pagos rigorosamente em dia.

 

Metade

Lucio de Marchi ressaltou que metade da dívida do município foi contraída na gestão passada, do ex-prefeito Beto Lunitti, em função dos valores pegos juntos à Agência Francesa de Desenvolvimento. Em euros…

 

Sim ou não…

Lembrando que este financiamento começou a ser negociado na gestão de José Carlos Schiavinato, mas foram liberados apenas em 2013, no início da gestão de Beto, que poderia ou não ter pego o dinheiro.

 

Solução caseira

Ainda de acordo com o prefeito, ele tem procurado uma solução caseira para evitar elevar ainda mais o valor da dívida, buscando recursos a fundo perdido ou então financiamentos junto à Caixa Econômica Federal.

 

Controle

Esse controle rígido tem se refletido, por exemplo, no limite prudencial da folha de pagamento, hoje em torno de 49,75%, bem abaixo dos quase 54% deixados pela gestão passada.

Deixe um comentário