Coluna do Editor 29/09/2020

Visita

Na semana passada estive em Francisco Beltrão, no Sudoeste, ao lado do diretor-administrativo do Jornal do Oeste Armando Staudt Manfroi, que é daquelas bandas. O convite veio através do amigo, engenheiro civil e comunicador na horas vagas, Ernani Magnabosco, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo. O objetivo era acompanhar uma comitiva da AEAT numa visita técnica às obras do Túnel do Rio Marrecas que pretende acabar de uma vez com os problemas crônicos – e históricos – de enchentes naquela cidade.

 

Espetacular

A obra, confesso, é espetacular. Já visitei várias obras, mas esta realmente impressiona pela complexidade de construir um novo rio por debaixo da cidade. Em alguns pontos a profundidade do túnel será de 80 metros em relação ao solo.

 

Exemplo

Mais espetacular ainda é saber que a obra está sendo construída dentro do prazo e sem qualquer aditivo de contrato.

 

Pesquisa

O prefeito Cleber Fontana e o vice Antônio Pedron explicaram que, antes do início da obra, tão logo o resultado da licitação saiu, eles foram fazer uma pesquisa em cidades onda a empreiteira atuou. Depois descobriram que a empresa também pesquisou sobre a administração pública para saber de sua idoneidade. Chumbo trocado não dói…

 

Representatividade

E aí entram os detalhes…como a importância de uma boa representatividade política. Da região há três deputados dentro da Assembleia Legislativa: o presidente Ademar Traiano, o chefe da Casa Civil do Governo do Estado Guto Silva e Luciana Rafain. Os três se uniram em prol de um objetivo maior.

 

Ajuda

Também faz a diferença um vice atuante. Está em andamento o projeto de construção do Aeroporto Regional do Sudoeste, que será em Renascença, diante da rivalidade entre Francisco Beltrão e Pato Branco. O projeto tem sido tocado pelo vice Pedron, que é quem viaja para as devidas reuniões.

 

Jornal de Beltrão

Também visitamos os amigos do Jornal de Beltrão, integrante da Associação dos Diários do Interior do Paraná (ADI-PR). Os jornalistas Flávio Pedron, Badger Vicari e Ivo Pegroraro mostraram toda a estrutura do jornal. Grato pela atenção.

 

Respeito

Publicamente os candidatos a prefeito em Toledo estão mantendo o respeito mútuo. Ao menos até agora.

 

Bastidores quentes

Já entre os correligionários o clima não anda lá tão amistoso assim…

 

Registros

Conforme o Calendário Eleitoral, definido pela Resolução TSE nº 23.627/2020, neste sábado (26) foi o último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral, até as 19 horas, o requerimento de registro de seus candidatos. De acordo com a última atualização do Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, com 97% dos envios apurados, no Paraná foram registrados cerca de 36 mil pedidos de registro de candidaturas, entre os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Curitiba teve mais de 1.200 pedidos. Em todo o Brasil, constam aproximadamente 545 mil pedidos de registro no sistema. Alterações nestes números podem ocorrer devido ao tempo de processamento das informações no sistema.

 

Normalidade

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, ocorreu tudo dentro da normalidade. “O final de prazo foi até melhor do que a Justiça Eleitoral do Paraná esperava, pois a maioria dos partidos ingressou com os pedidos ainda na sexta-feira, evitando lentidão no sistema e aglomeração nos cartórios eleitorais no último dia. Por isso, a Justiça Eleitoral agradece a colaboração dos partidos e dos meios de comunicação, que foram fundamentais para a divulgação nesta semana”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *