Coluna do Editor – 10 e 11/02/2024

0 174

Quarta-feira

Hoje, permitam-me iniciar a Coluna com um comentário bem pessoal. A última quarta-feira (7) foi um dia de extremos para mim. Por um lado a felicidade extrema pelo aniversário de 78 anos do meu pai, que reside em Curitiba. De outro a tristeza profunda pelo falecimento do médico ortopedista Fábio Fiorin Longhi, aos 57 anos em Toledo.

Sentimentos

Pelo meu pai nem precisa explicar muito, afinal, se hoje sou quem sou é também pelo que ele e minha mãe me ensinaram ao longo do tempo. Pelo doutor Fábio é engraçado, porque tive pouco tempo de contato com ele, mas de uma forma bastante intensa, já que ele foi o responsável por operar meus dois ombros: um em fevereiro de 2020 e o outro em maio do ano passado.

Tumor

Neste meio tempo ele descobriu um tumor no cérebro, fez o tratamento e lutou até onde foi possível. Sempre com um espírito de tranquilidade e com a coragem que poucos demonstram. Descanse em paz!

Missal

Na segunda-feira (5), o vice-prefeito de Missal, Eugênio Schwendler (Chenho) assumiu o comando dos trabalhos do Poder Executivo Municipal pelos próximos 30 dias. Neste período o prefeito Ferrari estará de férias.

Quatro Pontes

Para o serviço público municipal de Quatro Pontes, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais, está estabelecido, conforme o decreto nº 009/2024, ponto facultativo em razão do feriado de Carnaval. Deste modo, na segunda (12) e terça-feira (13) não terá atendimento no período integral. Na quarta-feira (14), não haverá funcionamento no período matutino, recomeçando o expediente normal a partir das 13h30.

Estacionamento

Um leitor encaminhou mensagem pedindo uma solução para o problemadas vagas de estacionamento em Toledo. Disse ele: “Por exemplo, na Guarani, as camionetes, na sua maioria ocupam o espaço de tráfego, inviabilizando que as duas faixas sejam utilizadas simultaneamente, trazendo lentidão. O que fazer? Não sei, rsrs”.

Mudança

Na verdade a solução é muito simples, mas exige coragem: só mudar o sentido do estacionamento. É acabar com o estacionamento na diagonal, como acontece hoje no Centro e é um perigo, passando para a horizontal da faixa de rolamento, como é na esmagadora maioria das cidades do planeta Terra. Mas como em Toledo tudo que envolve o trânsito parece ser diferente…Segue o baile!

Calçadas

Por falar em trânsito, tramita na Câmara Municipal um Projeto de Lei para alteração no Código de Posturas de Toledo. A ideia é que restaurantes, bares, cafés, lanchonetes e estabelecimentos congêneres possam colocar mesas e cadeiras nas calçadas, desde que estas tenham 3 metros ou mais. Na prática é apenas confirmar uma prática que já existe, até porque a fiscalização para esse tipo de infração tem sido inexistente em Toledo de uns tempos para cá. E nem é preciso ir muito além dos arredores da Prefeitura para perceber.

Recolhimento

Ainda de acordo com a lei, de autoria do vereador Gabriel Baierle, os estabelecimentos serão obrigados a retirar as mesas e cadeiras todos os dias antes do fechamento.

Orquídeas

Maripá não ocupa mais o primeiro lugar na comercialização de orquídeas dentro do Estado do Paraná. A posição de destaque agora é de Marechal Cândido Rondon. A pandemia e a não realização da tradicional Festa da Orquídea e do Peixe acabaram interferindo no ranking. Mas não demora muito e Maripá volta ao topo. É questão de tempo apenas.

Deixe um comentário