Coluna do Editor 30/08/2021

1

Reestruturação

O prefeito Beto Lunitti comentou sobre a reestruturação administrativa proposta por ele e aprovada na Câmara Municipal. Segundo o prefeito, as Funções Gratificadas estão localizadas na parte técnica e foram poucas constituídas. “A reestruturação administrativa é necessária para modernizar o governo em Toledo. O atual modelo é de 2005 da primeira gestão de Schiavinato. Hoje, estamos em um novo tempo. Trataremos da economia sobre o ponto de vista de suas conexões. Unimos Infância, Adolescência Juventude, Mulher e Família em única Secretaria, pensando que o desenvolvimento humano deve ser integral. As FGs são mecanismos para elevar o ganho do servidor dentro da lei pelas funções que ele faz extra”, disse o prefeito.

Procuradoria

Ainda de acordo com Beto Lunitti, um município como Toledo não ter uma Procuradoria Jurídica é um atraso. “Nós precisamos criar a Procuradoria e precisamos rever a posição do Procon. Ele é o um órgão de proteção ao consumidor, mas não para multar o comerciante, e sim, nos aspectos de orientação. O Procon deve estar com a Procuradoria do Município e não no Gabinete”.

Serviços

Na visão de Beto Lunitti, alguns gargalos precisam ser resolvidos, como os serviços para a população que precisam ser ampliados. “No universo de frigoríficos, atualmente, não contamos com o Susaf. Eu, como prefeito, preciso ter a coragem de propor essa ação. Contudo, entendemos que o que está aprovado nesta primeira reestruturação é bom”, comentou.

Vontade

“Eu tenho vontade política e um olhar importante para as questões tecnológicas. Por exemplo, para enviar uma carta pelos Correios pagamos R$ 16. Se a pessoa tiver um cadastro pelo whats, podemos encaminhar pelo whats tudo o que precisa com um custo de cerca de R$ 0,05. Você faz a economia e promove a tecnologia”, resumiu o prefeito.

Iluminação

Ele também confidenciou que seguiu uma dica dada nesta Coluna, sobre a necessidade de contratação emergencial para uma empresa realizar a manutenção no serviço de iluminação pública, a exemplo do que aconteceu na gestão do ex-prefeito Lucio de Marchi com a coleta de lixo.

Contrato

O contrato estava pronto, entretanto, a empresa vencedora do processo resolveu não assinar o contrato na última hora. O jeito é seguir com o processo de licitação normal.

Em Brasília

Engraçado é que os vereadores de Toledo em Brasília não postaram nenhuma foto no evento que foram, devidamente pago com dinheiro público. Mas em shopping, nos palácios e com o presidente Jair Bolsonaro…aí é outra história e fotos não faltam.

Objetivo

Já escrevi isso várias vezes e reforço: não tenho nada contra vereadores viajarem para onde acharem ser necessário, desde que tragam algo de positivo como retorno ao município. Algo a mais do que simples discursos ensaiados sobre a importância disso, o contato daquilo. Verborragia pura e simples.

Indicação

Alguém poderia avisar ao vereador Dudu Barbosa, líder do Governo e autor da Indicação nº 1050, de 2021, que o nome correto do Complexo Esportivo localizado no Jardim Panorama é Lauri José Simon e não Centro Esportivo José Lauri Simon. #ficaadica

Almoço

Camarão, bacalhau, salmão, lula e marisco para quem aprecia frutos do mar. Churrasco com as mais deliciosas carnes nobres para quem não pode ficar sem. E a tradicional feijoada porque, afinal, sábado é dia de feijoada. Tudo isso e ainda sobremesa de cortesia e um atendimento nota mil você encontra no Chico’s Bar e Restaurante na Vila Industrial, em Toledo. Vagner, Silvane e companhia estão sempre à disposição para atender – muito – bem.