Coluna do Editor – 31/01/2024

0 160

Atraso

Nesta terça-feira (30), no Auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico em Toledo, houve um encontro para atualização do projeto da Nova Ferroeste. Era para o evento ter começado às 15h, entretanto, pra variar, começou com quase uma hora de atraso. Não por culpa do coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Estadual de Ferrovias do Governo do Paraná, Luiz Henrique Fagundes, que estava até antes do horário combinado.

Respeito

Sinceramente, não sei mais o que pensar ou escrever a respeito dos atrasos nas cerimônias da Prefeitura de Toledo. Quem chega no horário é quem parece estar errado.

Mudança

O deputado estadual Marcio Pacheco, pré-candidato a prefeito de Cascavel, no oeste do Paraná, anunciou nesta terça-feira (30) que está trocando de partido. Em entrevistas a dois programas de rádios de Cascavel, ele confirmou que está se desfiliando do Republicanos e que disputará o pleito de 2024 por uma outra sigla – embora ainda não tenha confirmado por qual será.

Reconhecimento

Ao participar de dois programas de entrevistas em rádios de Cascavel, o parlamentar reforçou agradecimentos ao presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e também ao presidente da sigla no Paraná, o empresário Marcelo Almeida. “Não há como não reconhecer a grandeza do entendimento e da ação de ambos em viabilizar a carta de anuência permitindo a consolidação do nosso projeto, da pré-candidatura a prefeito de Cascavel”, disse Pacheco.

Conciliador

Em tom conciliador, o pré-candidato falou do bom relacionamento com Paranhos, com o governador Ratinho Junior e, também, destacou o bom relacionamento com os deputados Gugu Bueno e Batatinha na Assembleia Legislativa. Dentre outras lideranças bem votadas no pleito de 2022, Pacheco mencionou com deferência o Deputado Nelsinho Padovani, suas posturas e trabalho.

Diálogo

Além de agradecimentos às executivas nacional e estadual do Republicanos, o parlamentar registrou respeito e o bom diálogo com o secretário estadual de indústria e comércio, membro da executiva nacional do Progressistas, Ricardo Barros. Dilceu Sperafico, Evandro Roman, Inês de Paula e Valdinei Silva também foram citados com deferência, bem como o prefeito, o vice e o presidente do legislativo municipal de Cascavel.

Roadshows

Nesta quarta-feira (31), às 14h, acontecerá a apresentação do Prêmio Empresa Inovadora 2024, no Sebrae de Toledo. O evento é gratuito. Será uma série de roadshows que irá percorrer 17 cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O evento falará sobre Transformação Digital, Inovação e Empreendedorismo e contará com representantes do Prêmio para falar sobre a terceira edição.

Dengue

Lilian Konig, responsável pelo Setor de Endemias em Toledo, participou esta semana da primeira reunião ordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente, realizada na segunda-feira. E fez um desabafo: atualmente 77 municípios do Paraná sofrendo com a dengue, entre eles Toledo, onde a situação se deteriora a cada nova dia. Não por culpa dos agentes que trabalham no setor, muito menos por culpa do poder público, importante frisar.

Consciência

“A população não está nem aí”, foi a frase de Lilian, que resume bem o que está acontecendo na cidade. O setor tem feito um mapeamento dos recicladores que precisam cumprir a lei e ainda um trabalho conjunto para tentar conscientizar a população.

Colapso

Atualmente o Jardim América é a região com maior número de casos confirmados, o que vem sobrecarregando, tanto a Unidade de Pronto Atendimento Dr. José Ivo Alves da Rocha e o Mini-hospital.

Itinerante

No Ecoponto Itinerante realizado em dezembro naquela região foram recolhidas 198 toneladas de lixo. No próximo sábado será feito um Ecoponto no Coopagro, o novo ‘alvo’ da dengue em Toledo.

Arborização

Outro assunto abordado durante a reunião do Conselho do Meio Ambiente foi o Plano de Arborização. Segundo o secretário municipal Junior Henrique Pinto, em breve haverá uma reunião geral para apresentar sugestões para o novo plano de Toledo. A previsão é que esse encontro aconteça logo após o Carnaval.

Deixe um comentário