A ação da Guarda Municipal

0 0

Em Toledo a Guarda Municipal, vira e mexe, tem sido alvo de críticas contundentes, em especial quando envolve sua atuação na fiscalização do trânsito ou então em ações como a em apoio à Polícia Militar por causa do Decreto do Governo do Estado quanto à abertura do comércio varejista. Funções importantes e que, muitas vezes, realmente incomodam a parcela da população que nem sempre consegue compreender a amplitude das atividades da Guarda Municipal.

Mas há momentos em que os agentes atuam e nem sempre recebem o devido reconhecimento por parte desta mesma população, como aconteceu nesta segunda-feira (20), quando integrantes da corporação fizeram uma limpa, literalmente, na área externa do Ginásio de Esportes Alcides Pan, na Vila Industrial. O local havia se transformado num verdadeiro condomínio para moradores de rua e estava numa situação vergonhosa, tamanho o lixo, o mau cheiro e os sinais visíveis do uso de drogas por quem ali permanecia.  Além disso, o excesso de pessoas era um recado que o poder público estava inerte frente a um problema muito mais que apenas social, mas de segurança e de saúde pública.

A ação deste início de semana é o que espera mais vezes a sociedade, pois a Guarda Municipal foi criada principalmente para este fim, que é resguardar o patrimônio que é de todos contra a ação de pessoas que não percebem a importância do espaço público para a convivência social. Quem não passa pelo Alcides Pan não tem a noção exata do estado deplorável no qual se encontrava o principal ginásio de Toledo, assim como também não tem quem há tempos não passa pelo Estádio Municipal 14 de Dezembro, onde daqui a pouco poderá acontecer rigorosamente o mesmo que no Alcides Pan.

A presença do poder público é fundamental para manter o controle sobre os eventuais abusos e por isso a ação da Guarda Municipal de Toledo merece elogios e apoio porque efetivamente foi feita pensando no bem-estar da comunidade e em controlar o que daqui a pouco se tornaria incontrolável e não apenas mudaria o cenário do ginásio, mas de toda a região em seu entorno.

Deixe um comentário