A dinâmica da economia

0 1

O mercado de trabalho de Toledo chega na metade do ano com um leve suspiro. Há mais de três meses, o Município passa pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que impacta vários setores da economia. Neste período, milhares de postos de trabalho foram fechados no país. Toledo sentiu esse impacto logo em abril. Foram 541 trabalhadores formais que perderam o emprego logo nas primeiras semanas da pandemia.

Em maio, o município apresentou uma leve reação com a abertura de 40 novos postos de trabalho e, em junho, apesar do saldo negativo de um, o dado não é ruim para Toledo que, segundo o economista Jandir Ferrera de Lima, está em fase de recuperação da pandemia da Covid-19.

O setor da Indústria, mais uma vez, destaca-se com o maior número de postos de trabalho abertos no mês. Foram 321 novos trabalhadores contratados em junho. E o setor, novamente, mostra sua força e representatividade em Toledo e na região Oeste.

Enquanto diversas atividades paralisaram por semanas, as indústrias mantiveram o ritmo de trabalho para abastecer o mercado nacional e atender as demandas de exportação. Classificadas como atividade essencial, elas tiveram que reforçar as medidas de higiene para garantir segurança aos seus funcionários.

E a indústria nunca foi tão essencial como nestes tempos. Em Toledo, o setor destaca-se na produção de medicamentos, de nutrição animal, de transformação de proteína, entre outras atividades. E o setor que tem o Agronegócio como retaguarda é o que poderá alavancar a retomada da economia no município.

Porém, os próximos meses serão decisivos para Toledo. Sem vacina, a pandemia da Covid-19 está longe de acabar. Se a população não colaborar com as medidas para evitar a propagação do vírus, alguns setores poderão fechar, temporariamente, ocasionando mais demissões.

Até agora, os setores do Comércio e de Serviços foram os mais atingidos. Eles também foram os que mais se reinventaram para se manter ‘vivos’ no início dessa pandemia. Agora, resta saber como serão os próximos meses do mercado de trabalho em Toledo.

Deixe um comentário