A fase mais mágica!

O Dia das Crianças é comemorado na data de 12 de outubro. Uma das celebrações mais aguardada pelos pequenos, depois do aniversário, Páscoa e Natal. Um dia de brincadeiras; de uma refeição especial, de visitar o amiguinho; de ganhar uma roupa nova; um presente; um pirulito ou realizar um passeio diferente.

Muitos pais entram no clima e na magia da criançada. Preparam tudo com carinho e amor. O principal objetivo é ver o sorriso estampado no rosto; escutar as risadas de alegria e receber aquele abraço especial. Dia das Crianças é uma data para comemorar e para brincar, mas também pode ser um momento de reflexões.

Mais do que comemorar é um dia para refletir como está o ensino dessa criança; o incentivo ao exercício físico; os cuidados com a segurança e integridade física e, principalmente, como está a saúde dela.

Outubro é o mês da criançada e também da luta para a erradicação de algumas doenças, como sarampo, febre amarela e rubéola. São doenças causadas por um vírus e podem ser contraídas facilmente caso o organismo não esteja protegido corretamente. Por isso existe a necessidade de ressaltar a importância das vacinas e de realizar a prevenção por completo.

A vacina é uma forma preventiva de evitar doenças infecciosas, ou seja, precisa ser administrada antes do aparecimento do problema. Com a finalidade de atualizar a situação vacinal de cada criança e atualizar a Caderneta de Vacina, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza a campanha de vacinação contra a poliomielite, sarampo e de multivacinação. No Paraná, as ações seguem até o dia 30.

O Dia D para reforçar a imunização será no próximo sábado (17). Cada município está organizando o cronograma de atendimento ao público, de modo que a população tenha acesso as vacinas. Em Toledo, a Secretaria de Saúde já definiu as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em que as vacinas serão ofertadas. Os locais podem ser conhecidos em uma matéria nesta edição.

Ser criança é ter todos os momentos felizes. Mas para isso, Saúde, Educação, Lazer, Esporte e Segurança devem estar em dia. Por isso, nós lembramos os pais ou os responsáveis que não deixem de vacinar e proteger as crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *