A importância do Batalhão de Fronteira

0 1

A população em geral pode nem perceber, entretanto, as ações do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) mudaram o perfil da segurança pública numa área bastante delicada. Com sede em Marechal Cândido Rondon, a unidade tem sido dura no combate ao crime organizado, ao contrabando e ao descaminho na microrregião. Diariamente são retirados de circulação criminosos, armas, munição, cigarros, drogas, veículos, entre os mais variados itens utilizados pelos bandidos no Oeste do Paraná.

Além disso, a presença do BPFron é uma garantia da presença do Estado, mostrando ao cidadão que pode confiar em suas instituições. Prova disso são as denúncias anônimas feitas aos policiais militares que resultaram em recuperação de veículos roubados ou então no policiamento preventivo.

Evidente que não apenas a presença do BPFron será capaz de tornar 100% segura uma das fronteiras mais violentas e perigosas do país, afinal, a questão geográfica entre o Estado do Paraná e o Paraguai tornam complicada qualquer ação de vigilância, entretanto, é inegável o aumento na sensação de segurança desde a implantação do BPFron.

Sua importância é estratégica, até mesmo como ponto de apoio para os demais batalhões da Polícia Militar localizados em Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu, pois através de um trabalho conjunto – e aí com as demais forças de segurança – tem sido possível ao menos enfrentar de igual para igual a criminalidade nesta região.

Importante destacar ainda justamente essa cooperação das forças de segurança. As policiais Militar, Civil e Rodoviária Estadual atuam de maneira integrada com as forças nacionais de Segurança, Rodoviária Federal, Receita Federal, Polícia Federal, além da própria Marinha e o Exército, em operações cada vez mais frequentes e coordenadas, algo que tem feito a diferença para o bem numa região, sim, ainda violenta, entretanto, mais bem vigiada e onde ao menos a criminalidade tem enfrentado uma resistência à altura.

Deixe um comentário