As cores de uma vida!

1

As cores estão presentes em nossas vidas de diversas formas: na roupa, na alimentação, nos ambientes ou nas paisagens. Cores quentes ou frias, primárias ou secundárias, enfim; cada uma com o seu significado, a sua qualidade e sua atribuição. Elas colorem e embeleza. Com o passar do tempo, as cores ganharam novas funcionalidades. Sobretudo, na área da saúde. Neste setor, as cores auxiliam na conscientização de um determinado tema ou enfermidade. As cores trazem mais atenção para as informações e os novos conhecimentos. Abril é Azul, Azul Claro, Laranja, Verde, Rosa, enfim. O Abril é colorido e rico. Rico, pois é um mês para refletir temas importantes presentes na sociedade.

O Azul remete a conscientização ao Autismo. Abril é o mês escolhido para falar sobre o tema, os seus desafios e as suas conquistas diárias para as famílias, os gestores e os profissionais em saúde. Abril também é azul claro, pois marca a conscientização sobre o câncer do esôfago.

A cor Laranja é um alerta sobre a crueldade contra os animais. Além de ser uma forma de mobilizar a sociedade para que denúncias sejam registradas e mais políticas públicas sejam efetivadas contra a violência animal.

E, sobretudo, para milhares de cidadãos o mês tem um significado diferente, pois dia 28 de Abril abriga o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e, no Brasil, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. As ações promovidas neste mês possuem como principal objetivo conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes no exercício de suas funções.

O uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é essencial porque ele protege os trabalhadores de qualquer tipo de ameaça ou risco. Desde 2020, alguns EPI’s tornaram-se essenciais para a vida de todas as pessoas. Devido a pandemia, o uso de máscara facial que antes era um equipamento utilizado por profissionais, agora são usados pela sociedade e para evitar a contaminação ou a proliferação de um vírus.

Neste final de semana, o JORNAL DO OESTE traz um especial sobre a necessidade de utilizar os equipamentos e, sobretudo, que os cuidados envolvem as empresas, os empregados, as entidades, os órgãos competentes, enfim toda a sociedade. Cada pessoa pode ser responsável por tornar o ambiente em que trabalha um local seguro e agradável.

Apenas para constar Abril é Rosa e tem um peso importante para a Astronomia, pois acontecerá um dos eventos mais bonitos e luminosos do ano, trata-se da Superlua Rosa. A Lua vai se aproximar da Terra no dia 27 de abril, dando a impressão que estará maior e mais brilhante no céu. Conforme a Nasa, a denominação rosa é referente ao aparecimento do musgo Phlox Subulata que se destaca por suas cores violeta e rosa. Na primavera nos Estados Unidos surgem os brotos e a primeira lua cheia da estação no hemisfério Norte e do outono no hemisfério Sul é conhecida como Super Lua. Ah! A cor é somente um dado histórico e para não fugir da proposta do texto. Aos leitores, um arco-íris para este final de semana, digo, um bom final de semana! Só pra recordar: se sair de casa: use máscara, álcool em gel, evite aglomeração e mantenha o distanciamento social.