Ato de amor!

0 1

Você já ouviu falar do calendário “colorido” da Saúde. Ele foi criado com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre diversos temas que envolvem a saúde. O mês seis é conhecido como Junho Vermelho e é assim escolhido em razão do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta terça-feira (14).

Em 2005, a Assembleia Mundial da Saúde determinou um dia especial com o objetivo de agradecer aos doadores e incentivar que mais pessoas se interessassem por doar sangue. Além disso, a data foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

Os estudos mostram que o sangue é insubstituível e ele não é produzido artificialmente. Ou seja, o ser humano é a única fonte de matéria-prima para uma transfusão. O sangue é composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação.

Doar sangue é seguro e um ato de solidariedade. O material coletado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma), podendo beneficiar vários pacientes com apenas uma doação. Como já comentado, não existe nenhum substituto para o sangue, e sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas.

Com gesto solidário da doação de sangue, é possível salvar aquele cidadão que se submete a tratamentos ou intervenções médicas, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos ou cirurgias. O sangue também é vital ao tratamento de feridos durante emergências de todos os tipos (desastres naturais, acidentes, conflitos armados etc.). O sangue ainda tem um papel essencial nos cuidados maternos e neonatais.

Para ser um doador de sangue, o cidadão deve procurar unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, e averiguar se atende aos requisitos necessários para a doação. Nesta terça-feira é um dia para homenagear quem dedica um tempinho do seu dia para doar vida. Também é um para conscientizar sobre a necessidade global do sangue seguro e de como todos podem contribuir.

Mas atenção: quando você se compromete em realizar a doação de sangue e agenda um horário no Hemocentro é preciso comparecer. Atualmente, muitos Hemocentros possuem o desafio de superar a falta do doador de sangue, porque o período agendado, infelizmente, fica vago e o estoque não é ampliado. Doar sangue é um gesto digno e, principalmente, um gesto de responsabilidade. Responsabilidade consigo, ao manter uma vida saudável para conseguir doar o sangue e com o outro que tanto necessita deste material.

Hoje e em todos os outros dias, você está convidado a se tornar o salvador de alguém, basta se oferecer – voluntariamente – para doar sangue de modo regular. A quantidade de sangue retirada não afetará a sua saúde, porque a recuperação ocorre imediatamente após a doação.

Estudos mostram que uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa! É clichê, mas doar sangue é um gesto de amor! Ame a si e ao próximo!

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), Banco de Sangue de Toledo, está localizada na Rua Eugênio Gustavo Keler, localizada no Jardim Coopagro. O agendamento por ser realizado pela internet através do site https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue. Mais informações sobre o agendamento podem ser obtidas através do telefone (45) 3379 1993.

Deixe um comentário