Cautela faz bem

0 0

Nesta quarta-feira (27) é celebrado o Dia do Motociclista, porém os dados do 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo não revelam lá muitos motivos para celebrar a data: se no primeiro semestre do ano passado foram registrados 253 acidentes com motocicletas e 296 vítimas; no mesmo período deste ano o número saltou para 280 ocorrências, com 325 vítimas. No comparativo dos semestres, Toledo teve aumento de 10,7% de acidentes com motocicletas. O fator positivo, ao menos, é que até agora este ano foi registrado apenas um óbito, fruto de acidente de trânsito com motocicleta.

É evidente que, no caso de um acidente, o motociclista é a parte mais frágil, por isso mesmo deveria haver mais consciência – de todos – sobre esse fator. Obedecer a legislação de trânsito vigente, adotando a postura de direção defensiva, é o mínimo que se espera de qualquer motociclista consciente. No cotidiano das ruas, infelizmente, não é isso que se observa.

É comum ver motociclistas em alta velocidade, ‘costurando’ o trânsito para lá e para cá como se não houvesse amanhã, sem esquecer ainda de quem trafega na contramão para economizar tempo ou então sobe em canteiros e calçadas para encurtar a viagem que muitas vezes pode parar numa cama de hospital, ou daí para pior.

Em dias onde qualquer tostão vira milhão, a moto deixou de ser apenas um estilo de vida de quem gosta de curtir a vida e circular por aí de cara pro vento. Hoje a motocicleta é uma ferramenta de trabalho ou uma opção – bem – mais barata de locomoção. O aumento deste tipo de veículo pelas ruas apenas comprova essa tendência.

Mas isso implica também em maior responsabilidade por parte de quem a utiliza. Claro que muitos motoristas também deveriam prestar mais atenção, pois da mesma forma é comum observar o desrespeito a quem anda apenas sobre duas rodas. O equilíbrio, o respeito e o bom senso deveriam prevalecer no trânsito, mas como essas palavras, esses sentimentos andam meio em desuso no Brasil de uns tempos para cá, nada melhor que usar os equipamentos de segurança e adotar uma postura mais cautelosa no trânsito nosso de cada dia.

Deixe um comentário