Ler é tudo

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Na nossa edição de ontem (02) demos manchete para um assunto que atualmente é deixado na tangente da habitualidade, faz parte da rotina escolar num olhar geral dos adultos que tem seus filhos na escola ou que já passaram por essa fase. Porém, vocês não imaginam o quão importante é uma ação como a noticiada na matéria, num tempo onde as crianças ficam tempo demais nas telas, desenvolvem ansiedade precocemente, estão sem muita criatividade e tão pouco incentivo para explorar essa criatividade tão notária na fase da infância.

Parabéns para essas profissionais que desenvolveram uma técnica lúdica, didática, dinâmica e divertida de fazerem os pequenos direcionarem seus olhares e seus interesses para o criativo, para leitura, para a invenção, para despertas a ânsia de conhecer mais, saber mais, que sim, é despertada nas primeiras idades da vida.

Esses professores compreendem que o brincar é a principal forma de a criança se relacionar com o mundo. Por meio de jogos, cantigas de roda, dramatizações e atividades diversas, os educadores criam ambientes que permitem à criança explorar, descobrir e resolver problemas de forma autônoma. Eles incentivam a imaginação, a interação social e o pensamento crítico, habilidades essenciais que são fortalecidas de maneira natural e intuitiva.

O desenvolvimento da criatividade não se limita a aulas de artes. Professores que se dedicam a essa área promovem a liberdade de expressão e o pensamento divergente em todas as disciplinas. Eles incentivam a criança a encontrar diferentes soluções para um problema matemático, a criar histórias a partir de um único objeto ou a reinventar um final para um conto clássico. A abordagem pedagógica se concentra menos em respostas certas e mais no processo de exploração e descoberta. Isso gera confiança nas crianças para se tornarem pensadores inovadores, com a confiança necessária para expressar suas ideias de maneira única.

Aos pais fica o recado: vocês não sabem o quanto estão perdendo de seus filhos quando deixam eles incansáveis minutos e horas na frente de telas. Proponham atividades em suas casas, pois só as escolares não são suficientes para essas mentes cheias de vida e criatividade. Cada situação em seu tempo, e o tempo agora, para esses pequenos, é de brincar e saber aprender administrar situações adversas.

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