Mais obras
Estimated reading time: 2 minutos
E Toledo recebe mais uma verba estadual para ampliar as melhorias a população. Dessa vez a autorização do Governo do Estado é para o início das obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME III) e da nova Maternidade. O que as autoridades locais falam é que isso é o reconhecimento do crescimento da nossa cidade e que isso deve refletir, primordialmente, no bem-estar de seu povo.
A expectativa desse investimento total de R$ 15 milhões é de atacar duas frentes críticas: a agilidade nos diagnósticos especializados e o acolhimento humanizado no momento mais sensível da vida — o nascimento.
O AME III vem para preencher um vácuo logístico. Ao centralizar atendimento multiprofissional, exames laboratoriais e de imagem, o Estado retira das costas do cidadão o peso da “peregrinação” por diferentes clínicas. A medicina de especialidades ganha eficiência, reduzindo filas e, consequentemente, salvando vidas através do diagnóstico precoce. E sim, vamos reforçar a importância do diagnóstico precoce, pois ele realmente custa menos aos bolsos públicos e consequentemente a necessidade de gerar mais impostos vai se extinguindo.
Já o projeto da Maternidade toca no cerne da dignidade humana. A estrutura de quase 900 m² não é apenas um prédio novo, mas a garantia de que as 1.500 gestantes que dependem anualmente do SUS em Toledo terão um ambiente de excelência. Focar em gestações de risco habitual e intermediário é desafogar os grandes centros de alta complexidade e garantir um parto seguro e respeitoso.
Claro, isso tudo junto a uma fiscalização bem precisa para evitar que ao invés de bom atendimento e solução de problemas tenhamos mais um elefante branco na sala que ninguém sabe como usar e nem resolver o problema. Agora é a hora de ficar de olho.