Tem na Escola

Estimated reading time: 3 minutos

A leitura permite viajar pelo mundo, conhecer universos paralelos, descobrir novas paixões, levar informação e aflorar a imaginação. A prática consiste em um exercício diário que permite elevar o conhecimento, além de enriquecer o vocabulário. Ou seja, é a base para prover o ensino.

Toda a escola tem leitura. Mas, é a Escola Municipal Egon Werner Bercht que tem o ‘Sarau Literário’. O projeto surgiu em 2015, quando a direção e a equipe pedagógica – da época – constaram as dificuldades dos alunos no processo de aprendizado da leitura e da escrita. Desde então, ele nunca mais parou…nem mesmo na pandemia.

É interessante como o projeto surgiu. A base foi o processo de escolha de um nome para sala de leitura/biblioteca da escola. Sendo visto como um ‘local onde a magia acontece’ – o espaço não poderia ter um nome aleatório. Com isso, surgiu a ideia da indicação de nomes de escritores brasileiros. Cada turma escolheu um nome, estudou sobre a biografia e as obras do escritor escolhido, fez campanha e uma eleição determinou o nome.

Todo o processo foi tão envolvente que acabou virando projeto anual. Ano após ano, os professores se envolve, todas as turmas se envolve e o resultado é visto no desenvolvimento de cada criança, no interesse que elas passam a desenvolver sempre que participam do Sarau Literário.

O projeto é tão rico em diversidade e conhecimento que ultrapassa os muros da escola e segue viagem pela comunidade escolar. A escola ficou ‘pequena’ para a mostra das crianças. Era preciso buscar um espaço maior. E por que não o Teatro Municipal? Lá, o palco é das crianças. Lá, o trabalho ganha outra proporção. Lá, os aplausos – dos familiares e dos amigos que acompanham os pequenos – ganham ainda mais eco. É a força da comunidade escolar que também incentiva.

O incentivo à leitura já fez com que uma professora ‘tirasse da gaveta’ um sonho antigo: escrever o próprio livro…e assim ela fez…página por página deixou de ser sonho e virou realidade.

Ler é, sem dúvida, algo que remete a magia, que instiga a imaginação, que faz viajar. Ler é algo novo para quem está aprendendo, mas é algo que nunca se torna ‘velho’ para quem já aprendeu. Afinal, ler é comunicação, ler é ultrapassar fronteiras, ler é algo único para cada leitor. Parabéns para a Escola Municipal Egon Werner Bercht pela belíssima iniciativa.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.