O amanhã se constrói hoje
Estimated reading time: 2 minutos
A engrenagem do mercado de trabalho enfrenta um desafio crônico: a distância entre a formação acadêmica e as exigências da prática profissional. Nesse cenário, o estágio e o primeiro emprego deixaram de ser meras etapas burocráticas para se tornarem investimentos estratégicos de alto retorno, tanto para quem contrata quanto para quem inicia sua jornada.
Muitas organizações ainda enxergam o estagiário ou o jovem aprendiz sob a ótica do custo reduzido. É um equívoco de visão. O verdadeiro valor está na oxigenação da cultura organizacional. O jovem traz consigo facilidade intrínseca com novas tecnologias que acelera a inovação interna, ausência de vícios profissionais que permite que o jovem questione processos estabelecidos, muitas vezes revelando ineficiências invisíveis aos olhos veteranos e é eficaz moldar um talento alinhado aos valores da empresa do que tentar buscar no mercado profissionais com culturas já consolidadas.
Para o estudante, o primeiro acesso ao crachá é o rito de passagem para a vida adulta e a cidadania. Além da remuneração, que muitas vezes auxilia na manutenção dos próprios estudos, o estágio oferece o “currículo invisível”: a inteligência emocional, a pontualidade, o trabalho em equipe e a capacidade de lidar com frustrações e prazos.
“Abrir as portas para um jovem é garantir que o conhecimento acumulado por gerações não se perca, mas se transforme.”
Não se trata de filantropia por parte das empresas, nem de um favor estatal. É uma questão de sustentabilidade econômica. Uma sociedade que não emprega seus jovens condena-se à estagnação e ao desperdício de potencial humano.
As empresas que hoje oferecem mentoria e oportunidade estão, na verdade, garantindo sua própria relevância no futuro. Afinal, os líderes que conduzirão os negócios daqui a duas décadas estão, neste exato momento, buscando sua primeira oportunidade de demonstrar valor.
Apostar no jovem não é apenas um gesto de esperança; é, acima de tudo, um excelente negócio para o desenvolvimento econômico de nossa cidade.