A espera da nova fase

Estimated reading time: 3 minutos

O início de um novo ano letivo é, tradicionalmente, um rito de passagem carregado de expectativas. Para milhares de crianças e adolescentes, o som do sino tocando representa o reencontro e a promessa de futuro. Também é um momento em que a cidade ganha um novo ritmo e as famílias organizam o despertador para retomar a rotina. Mas, para além da lista de materiais e do uniforme passado, este retorno nos convida a refletir sobre o que realmente sustenta uma escola: o cuidado em cada detalhe.

A escola é a segunda casa de nossos filhos. Por isso, é tão importante que as administrações cuidem com carinho da infraestrutura. Entrar em uma escola bem pintada, com um jardim cuidado e salas arejadas, traz uma sensação de acolhimento. Esse zelo físico é a primeira forma de dizer aos alunos: “Nós estávamos esperando por vocês”. É o cenário onde as memórias mais bonitas da infância e juventude serão construídas.

No lado do aprendizado, o foco vai além dos livros. O desafio pedagógico hoje é tornar o conhecimento algo vivo e estimulante. O retorno às aulas é a chance de despertar a curiosidade, de transformar a sala de aula em um laboratório de descobertas onde o erro é parte do processo e o professor é o grande maestro desse despertar.

Talvez o ponto mais sensível deste retorno seja a questão emocional. Vivemos tempos de ansiedade latente. O ambiente escolar, por ser o principal núcleo de socialização fora da família, tornou-se o palco onde emergem as fragilidades psíquicas de uma geração hiperconectada, mas muitas vezes solitária.

Administrar o retorno às aulas é, portanto, também uma tarefa de cuidado psicológico. É preciso que as famílias e as escolas estejam preparadas para identificarem e trabalhar juntas caso algum sintoma seja percebido. O aprendizado cognitivo é indissociável do bem-estar emocional; uma mente em sofrimento não absorve fórmulas ou conceitos.

A educação é um esforço de rede. O retorno às aulas é uma oportunidade de renovação. A discussão sobre qualidade e modernidade fica para um outro momento, por hora desejamos que as escolas e seus profissionais estejam prontos para receber essa galera toda que sim, já está ansiosa pelo retorno as aulas e pela convivência diária com os amigos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.