O caminho do progresso

Estimated reading time: 2 minutos

O crescimento de uma cidade é um processo orgânico, mas sua prosperidade é uma escolha deliberada. Em centros urbanos em desenvolvimento, a diferença entre o caos e a eficiência reside na capacidade de planejar e executar investimentos robustos em infraestrutura. Mais do que asfalto e concreto, estamos falando sobre as veias e artérias que permitem que a vida urbana pulse com dignidade.

A entrega da duplicação de um trecho urbano da PR-317 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, representa mais do que a conclusão de uma obra de engenharia. Trata-se de um marco para a mobilidade e o desenvolvimento econômico de Toledo e de toda a região Oeste.

Com um investimento de milhões, o Governo do Estado resolve um gargalo histórico. O trecho de 3,29 quilômetros — que conecta o entroncamento da BR-163 ao trevo da Rua 1º de Maio — é essencial para o escoamento da nossa produção e para o trânsito cotidiano de quem vive e trabalha em nossa cidade.

Muito além do asfalto, o projeto merece destaque por não focar apenas na velocidade dos veículos, mas na humanização do trânsito com a inclusão de vias marginais pavimentadas, que organizam o fluxo local e protegem o comércio; a ciclovia bidirecional e passeios, garantindo o direito de ir e vir com segurança para ciclistas e pedestres e a sinalização moderna, importante para a redução de acidentes em um perímetro urbano denso.

Além disso, o novo acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) demonstra um planejamento atento às necessidades institucionais da região.

É necessário olhar para essas e as próximas obras de modernização com o olhar lá no futuro, afinal a cidade só cresce e é assim que esperamos que ela continue. Ao duplicar vias estratégicas, o Paraná fortalece o agronegócio e atrai novos investimentos para o Oeste. Toledo, que já é referência em produtividade, ganha agora uma vitrine de modernidade em sua entrada, digna da pujança do nosso povo.

Ontem foi a comemoração da entrega da obra, obra essa que irá propiciar ainda mais agilidade e segurança. Que o ritmo de investimentos continue acelerado, pois uma cidade bem conectada é uma cidade que não para de crescer.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.