Presença necessária
Estimated reading time: 2 minutos
Se existe algo inevitável para o ser humano é o seguinte pensamento quando vê uma viatura da guarda ou polícia passado: “o que será que aconteceu?” Pois bem, na última quarta-feira (26) a Guarda Municipal (GM) organizou uma operação de patrulhamento intensificado e, sem dúvida, um movimento altamente positivo e necessário para a segurança da cidade. Em um cenário onde a sensação de insegurança é uma preocupação constante para os cidadãos, a visibilidade e a atuação proativa das polícias de modo geral, se tornam fundamentais para a manutenção da ordem e da tranquilidade pública.
O aumento do patrulhamento, especialmente em áreas críticas e de grande circulação, tem um impacto imediato na prevenção. A simples presença de viaturas e agentes da guarda e da polícia atua como um poderoso fator inibidor de atividades criminosas, desde pequenos delitos até ocorrências mais graves. Essa ocupação territorial sinaliza para a população o compromisso da administração com a segurança e, ao mesmo tempo, envia uma mensagem clara para a criminalidade de que a vigilância está ativa.
Nesta semana, Toledo presenciou a Operação Saturação com foco direcionado aos pontos já mapeados pela Guarda Municipal em locais de reincidência ou perigo de crimes. Fica claro que com ações assim, a população, principalmente dessas regiões se sente mais segura e a credibilidades das forças de segurança cresce na cidade.
Vale lembrar que ações assim só são eficazes quando se tem constância, para que assim, onde mais se vê viaturas, mas se sabe que ali “bandido não se cria” como se diz por aí.
A população deve apoiar essas operações e também fazer sua parte, cobrando a presença dos agentes quando a sua região ou bairro estiver apresentando alta em criminalidade ou algum tipo de medo, receio ou ações suspeitas. A voz da comunidade é categoricamente importante nesses momentos, pois há coisas que mesmo com a maior boa vontade e empenho das forças policiais, tem determinadas situações que apenas através de denúncias é que elas conseguem saber e entender o que ocorre na região.