Histórias em ruas e avenidas

0 0

Os nomes das ruas e das avenidas de Toledo são chaves para acessar acontecimentos e histórias em anos anteriores. Um passado que esconde sentidos simbolicamente fortes. Basta acessá-lo para que as suas histórias venha à luz e sejam reveladas.

O especial deste final de semana retrata narrativas das ruas e das avenidas do município. Ele traz o estudo dos nomes das ruas em Toledo, o qual é um processo considerado diversificado, porém complexo. Contudo, o principal objetivo é converter ‘nomes’ em patrimônio histórico e cultural do município.

O livro “Ruas de Toledo: identidade que se cruzam” conta as histórias das vias do município. Exemplo é a Avenida Maripá; ela é considerada a primeira rua de Toledo.

Maripá fez parte da antiga “Picada Nunez e Gibaja”, que iniciava no Porto 12 de Outubro no Rio Paraná, passava pelo interior da Fazenda Britânia e chegava até o imóvel Lopeí. “A sua importância histórica compreende os períodos anterior e posterior a fundação da cidade de Toledo. Isto por que até 1946 o Oeste do Paraná era conhecido por seus limites fronteiriços, pelas belezas naturais das Cataratas do Iguaçu e das Sete Quedas e pelas diversas picadas abertas nas matas pelas Obrages”, retrata a obra.

Ao ser denominada como Maripá, ela passou a lembrar a empresa responsável pela colonização da Fazenda Britânia. “Tanto à direita quanto à esquerda da Maripá a mata foi derrubada e outras ruas traçadas, definindo-se uma área urbana inicial com espaço para o prédio da igreja, comércio e residências. A partir disso, começava a surgir a Vila Toledo”, diz a obra. Após décadas, a Avenida Maripá conserva a sua importância e ela é considerada a identidade do povo e da história do município de Toledo.

Atualmente, a mudança de nome de rua não é algo simples. Além de envolver uma tramitação burocrática, ela acarreta uma série de fatores, principalmente, em relação aos moradores e empresas com endereço nessas vias.

Construído a partir da colonização, a escolha dos nomes das ruas ou das avenidas no passado dão lugar a um novo futuro. Sobre os caminhos trilhados em anos anteriores e nos seus entornos, ergueram-se novos caminhos que deram lugar a cidade de Toledo. Que deram lugar a novas ruas, com nomes de pessoas também consideradas importantes para o município. O passado não desaparece, somente aguarda que alguém o traga a luz e o revele. A cidade está em constante crescimento e sua memória está presente em suas ruas e avenidas.

Deixe um comentário