O Hospital Regional e seus atores

0 11

A decisão do juiz Marcelo Marcos Cardoso, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Toledo, em acatar a ação de improbidade administrativa contra o prefeito Beto Lunitti e outros 4 réus no processo, demonstra que a Justiça pode até ser lenta, entretanto, segue atuando em relação ao Hospital Regional, essa novela tragicômica sem fim na qual se transformou a obra, cujo projeto já demonstrou ter defeitos desde a origem, mas que poderiam ter sido consertados no tempo correto e não virado caso de polícia, com falsificação de assinaturas e a liberação de documentos oficiais sem as devidas vistorias técnicas, algo que para qualquer outro cidadão comum seria praticamente impossível.

Aos poucos as máscaras começam a cair a cada nova decisão judicial e os verdadeiros culpados vão aparecendo. Não que esteja se fazendo condenação prévia de nenhum dos acusados nesta ação, até porque todos terão os prazos legais para apresentarem suas respectivas defesas. Todavia, se estas forem iguais às apresentadas até hoje, como na CPI levada adiante dentro da Câmara Municipal, será muito difícil esperar resultado diferente do apresentado na semana passada, mas divulgado apenas na segunda-feira (13), quando a decisão do juiz veio a público.

A liberação do ‘habite-se’ e a entrega do ‘termo de recebimento da obra’, mesmo esta estando inacabada, demonstra, no mínimo, uma irresponsabilidade sem tamanho para com o patrimônio público, sendo que os prejuízos vão muito além da realização de novos projetos para a correta finalização da obra em si, até porque, em se tratando de um hospital, há um prejuízo incomensurável para a sociedade. E aí não apenas de Toledo, pois a ideia desde o princípio sempre foi ampliar o atendimento para a microrregião que há décadas carece de uma ampliação em sua rede hospitalar. A região oeste cresceu. Seus hospitais não a acompanharam neste processo.

Aos poucos o Hospital Regional e seus atores estão sendo colocados sob os devidos holofotes. Resta saber se a sociedade conseguirá enxergar quem são os atores principais e quem são os coadjuvantes nesta comédia pastelão.

Deixe um comentário