Renovação de um cartão-postal

0 1

Desde sua criação, ainda na década de 80, é inegável que o Parque Ecológico Diva Paim Barth se tornou a grande atração de uma Toledo que se acostumou a ver suas tardes quentes com gente aproveitando aquele espaço artificialmente criado para ser uma opção de lazer e entretenimento democrático e bastante usado. Ao longo dos anos o local foi se transformando, mas jamais deixou de perder sua essência: um grande ponto de encontro para as pessoas.

Mas, também ao longo dos anos, sua paisagem foi se desgastando, fruto natural do uso contínuo. Nenhum espaço público consegue sobreviver tantos anos sem precisar de um retoque aqui, um remendo acolá. E no caso do Parque Ecológico Diva Paim Barth, carinhosamente apelidado pela maioria como o lago municipal, a hora dessa revitalização já havia passado há muito tempo. Agora parece que finalmente o local ganhará uma nova roupagem. Ao menos é essa a promessa com a assinatura nesta segunda-feira para a realização de obras intensas de revitalização, tornando o espaço ainda mais atraente.

O mais importante é não tirar das pessoas a chance de frequentar este espaço de encontro como poucos existem em cidades do porte de Toledo. O lago municipal é um misto de proteção à natureza com a perfeita integração com a área urbana, pois ali existe uma ampla área de mata, aliada a espaços públicos para a prática de esporte e lazer. E para todas as idades!

Todo o complexo já tem passado por algumas melhorias, como a reforma na Casa do Tarzan, onde hoje funciona a sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental. Foi feita ainda a pintura no Aquário Municipal e os serviços em andamento na antiga Usina do Conhecimento, com destaque para a recuperação de todo o deque na lateral do complexo.

O restante das obras deverá começar já nesta terça-feira (12) e aí entra a colaboração e a compreensão das pessoas, afinal, serão pelo menos de quatro a seis meses de obras que deixarão o local muito mais aprazível, entretanto, até lá ficará bem menos atraente e de acesso mais complicado. Tudo pensando para que Toledo siga sentindo um orgulho danado de seu lago municipal.

Deixe um comentário