Reserva, preserve!

0 1

Em tempos de tempestade sempre vem o sol pra acalmar tudo. E em tempo de estiagem, sempre a esperança da chuva. E é o que estamos passando agora. Pouca chuva ou quase nada, tempos secos que prejudica a saúde, plantio, criação de animais, enfim, uma grande rede.

E temos que pensar que bom que Toledo é uma cidade que está bem estruturada para termos reservas adequadas de água e que por conta delas não estamos sendo prejudicados pela falta de água. Algumas das cidades da região oeste já estão começando a se organizar para restrições e quem sabe até rodízio para evitar que falte água definitivamente. A capital paranaense está em sistema de rodízio de distribuição de água há mais de seis meses e graças a Deus tem chovido por lá, mas ainda não o suficiente para fazer com que os curitibanos respirem tranquilos por conta deste gigante problema.

Pois bem, temos que agradecer e não desperdiçar. Isso mesmo, afinal mesmo com os reservatórios, mesmo com algumas ações sendo feitas para evitar a falta de água, nós como população devemos fazer nossa parte e economizar. Não ficar lavando calçadas e carro, tomem banhos mais curtos, lavem a louça abrindo a torneira quando for enxaguar e depois fechando ela e por aí vai.

Há necessidade de fazermos nossa parte, assim como tantas outras situações, devemos cuidar do que nos cabe e no momento temos que economizar água. E nem precisa ser um super estudioso para analisar  a situação que tem uma forma bem simples de entender: toda a chuva que estava prevista para chover nesta semana não choveu. Sem ela, não temos como ficar com os rios mais cheios e consequentemente os reservatórios também não. E para isso dependemos do tempo, do clima e sendo assim não tem nem como querer culpar o prefeito, o governador, o diretor da Sanepar. Eles ainda não aprenderam a fazer chover, mas pelo que podemos ver, aqui em Toledo, aprenderam a captar o máximo de água possível e repetimos mais uma vez que para manter os reservatórios cheios devemos nós, aqui na ponta, a população, economizar.

Deixe um comentário