Seca

0 3

O clima segue seco em todo estado e nem precisamos ser especialistas em meteorologia pra saber que isso tem sido muito prejudicial para a população, para o plantio e também para criação de animais.

O local que ainda tem água está a ponto de acabar, os que não tem já estão em busca de comprar água para regar plantações, lavar granjas e chiqueiros, tem água pra tratar os animais.

Nas grandes cidades a seca já é tanta que revezamento de abastecimento foi a medida mais diplomática encontrada pela Sanepar para eu todos possam ter água em suas casas. A orientação de uso reduzido está em todos os lugares.

Toledo já vem dando alertas a população para evitar o consumo excessivo de água e isso cada um pode e deve fazer sua parte como não lavar calçadas, carros, esperar para usar a máquina de lavar roupa apenas quando ela já estiver na sua capacidade máxima de água ao invés de lavar de pouco em pouco, cuidar de vazamentos nos encanamentos.

Segundo informações do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, a safra de soja do próximo ano já está com tardio na plantação devido a falta de chuva. Quem começou a plantar precisou parar.

Portanto, se existe reza, mandinga, santo ou canto de índio, é o que nos resta fazer para que essa chuva venha e venha logo, pois também segundo dados oficiais, as chuvas devem aparecer apenas no verão.

Deixe um comentário