Transparência e eficiência

0 1

O Observatório Social do Brasil – Toledo lançou a avaliação do nível de transparência no combate à Covid-19 no município. A cidade de Toledo obteve 79,75 pontos mostrando um nível de transparência bom no ranking de sobre as contratações emergenciais de enfrentamento da pandemia.

A metodologia foi desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil para o Ranking de Transparência no Combate à Covid-19 com o objetivo de identificar e promover as melhores práticas de transparência nas informações referentes às contratações emergenciais realizadas em resposta à pandemia. A escala vai de zero a 100 pontos, na qual zero (péssimo) significa que o ente é avaliado como totalmente opaco e 100 (ótimo) indica que ele oferece alto grau de transparência.

Esse tipo de avaliação é uma ótima ferramenta para que a sociedade possa mensurar não apenas o que está sendo feito com o recurso público no combate à pandemia, mas principalmente como está sendo feito. Além disso, quando se atua dessa forma é possível identificar quem são os agentes públicos dispostos a trazer ao conhecimento informações nem sempre tratadas com a devida responsabilidade.

A boa prática de dar ampla publicidade aos dados relacionados a contratações emergenciais em resposta à Covid-19 não elimina a possibilidade de entes públicos estarem eventualmente envolvidos em denúncias de corrupção, todavia, auxilia no combate aos eventuais desvios porque permitem a outros órgãos, entre eles a imprensa, terem maior conhecimento, maior profundidade para promover o debate e evitar que o dinheiro público seja utilizado de maneira equivocada.

A Transparência Internacional recomenda às administrações públicas que ainda não possuem uma boa pontuação maior empenho na melhoria de suas práticas de transparência. Já às que alcançaram um bom posicionamento, a orientação é que continuem a aprimorar seu trabalho: sempre é possível promover maior clareza, agilidade e facilidade na divulgação dessas informações, algo que em Toledo tem acontecido de maneira satisfatória dentro desta gestão que pode ser acusada de qualquer coisa, menos de não buscar dar a devida transparência às suas ações envolvendo a Covid-19.

Deixe um comentário