Uma obra que não é apenas mais uma obra

0 0

Uma obra nem sempre é apenas uma obra. Algumas possuem significados muito além da sua própria concepção, ultrapassam sua condição inicial e se eternizam como verdadeiras maravilhas do mundo moderno. Prédios conceituais, pontes inovadoras, rodovias desafiadoras, casas ambientalmente corretas, móveis com design espetacular e túneis inacreditáveis. Túneis? Como assim um buraco por debaixo da terra entrar no hall da fama das obras de engenharia.

Justamente por sua complexidade é que os túneis são tão intrigantes. Um dos maiores exemplos é o do Canal da Mancha, que liga França e Inglaterra por debaixo do oceano. O que está sendo construído em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado do Paraná, talvez não seja tão grandioso, porém, terá papel decisivo para mudar a história de uma população que há décadas sofre com o problema das enchentes no Rio Marrecas, que corta a cidade.

Com exclusividade o JORNAL DO OESTE visitou a obra. Único veículo de comunicação de Toledo a estar no canteiro de obras junto com uma comitiva da Associação de Engenheiros e Arquitetos, este jornal comprovou que quando existe boa vontade técnica e política e seriedade na condução dos serviços, fatos diferenciados podem acontecer em qualquer município brasileiro. O túnel está sendo construído dentro do prazo estipulado e respeitando rigorosamente o valor contratual. Só por isso seria motivo de comemoração em meio ao universo sombrio das obras públicas no país.

Mas a obra vai muito mais além.

É uma verdadeira maravilha da engenharia que, quando chamada, consegue dar respostas à altura dos desafios que lhe são impostos. Quando concluído, o túnel terá 1.180 metros de extensão, fazendo o trabalho equivalente a nove quilômetros do leito original do rio. Serão 8 metros e profundidade por 5 de largura. Um verdadeiro monstro engolindo toneladas de água a fim de colocar um ponto final num problema histórico.

Diálogo, respeito, força política e seriedade na gestão pública tornam o Túnel do Marrecas uma obra espetacular que, quando concluída, mudará para sempre a rotina de quem quando ouvia o barulho da chuva muitas vezes acordava em desespero, mas que agora poderá dormir tranquilo.

Deixe um comentário