Valorização dos espaços

0 0

Quando Toledo completou 50 anos, na região do Parque dos Pioneiros foi erguida a Árvore Memorial, formada por 50 painéis em acrílico pintados por artistas plásticos da cidade. A obra não permaneceu inteira sequer para completar um mês, numa demonstração de vandalismo com a memória da cidade, pois ali havia cenas que representavam a fundação e o desenvolvimento à época. Alguns anos mais tarde, outra obra de revitalização daquela importante região da cidade começa a ganhar contornos finais com limpeza às margens do Rio Toledo, bem como a adoção de medidas para tornar o espaço mais atraente aos olhos.

Novo gramado, pedras em torno do leito, limpeza de lixões às margens, plantio de mudas de árvores e um paisagismo totalmente novo. Tudo pensado para tornar o Parque dos Pioneiros um local ainda mais bonito de se ver e de se visitar. As obras que estão sendo realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento vêm se somar à beleza que ali já existe e às outras atrações, como o Parque das Águas, o lago, pista de caminhada e às lembranças do pioneiro padre Antônio Patuí.

A valorização dos espaços públicos em Toledo se tornou uma regra. Administração após administração, obras foram sendo feitas – tanto na área urbana quanto na rural – para que o poder público pudesse mostrar sua presença, talvez a única forma de evitar a depredação do patrimônio público e aproximar a comunidade de suas verdadeiras coisas, pois é somente através desta sinergia ser possível combater o vandalismo e eventuais furtos ou roubos, flagelo de quem não consegue ser onipresente.

Tivesse ocorrido isso, quem sabe até hoje Toledo poderia contemplar uma verdadeira obra de arte que era a Árvore dos 50 Anos, hoje apenas um amontoado de ferro que só lembra o glorioso passada graças a uma pequena placa, remanescente de tempos bem mais gloriosos. A conservação das obras realizadas neste momento não é responsabilidade apenas da Prefeitura de Toledo, mas sim de toda a sociedade, em especial quem vive e respira novos ares na região da Grande Pioneiro.

Deixe um comentário