Mauro Picini Moda e Estilo 02/06/2020

0 5

Cuidados básicos que todos os homens devem ter com os cabelos

O cuidado diário com os cabelos deve ser uma preocupação tanto das mulheres, que já costumam incluir a prática em suas rotinas de beleza, quanto dos homens. Os fios masculinos são consideravelmente mais grossos do que os femininos, característica que exige uma hidratação mais intensa, pois a tendência em aparentar um cabelo ressecado é maior. Para manter a saúde dos fios e ter cabelos fortes e resistentes só lavar com shampoo e condicionador não é o suficiente.  

Quando falamos dos cabelos devemos pensar na saúde do couro cabeludo antes de pensar no fio, pois é dali que partem todos os nutrientes necessários para a saúde capilar.  “Muitas pessoas se preocupam apenas com a aparência do fio e se esquecem de tratar o couro cabeludo, que deve sempre estar limpo para melhor oxigenação celular evitando problemas como a seborreia”, explica o farmacêutico homeopata Jamar Tejada, fundador da Che Figo, marca de produtos naturais e sustentáveis para os homens.

Para auxiliar os homens no cuidado diário com os fios, o especialista separou algumas dicas essenciais:

 

1. Frequência da lavagem do cabelo:

A quantidade de lavagem vai depender do tipo de fio e couro cabeludo de cada homem, além da formação hormonal que influencia na oleosidade do cabelo, a testosterona faz com que os homens tenham cabelos naturalmente mais oleosos. É preciso dar atenção ao sistema emocional, se você estiver muito estressado vai haver um aumento de oleosidade no seu cabelo, se for o caso, cabelo e couro cabeludo podem e devem ser lavados com uma frequência maior comparados aqueles que apresentam sensibilidade ou ressecamento. Observe seu cabelo ou consulte um especialista para fazer o uso do produto certo na hora da lavagem.

 

2. Devo usar shampoo e condicionador?

Um bom shampoo é fundamental. Hoje encontramos excelentes opções no mercado que dispensam o uso de condicionador, são produtos que além de agir como higienizador capilar, contam com ação hidratante. Também é recomendável para rotina de cuidados com o cabelo incluir um shampoo que promova um “detox” nos fios e couro cabeludo, o que é muito importante, uma vez que o cabelo sofre danos diários com a poluição.  Opte por um produto que faça uma super higiene no couro cabeludo, além de nutrir e hidratar os fios, evitando que a purificação resseque os mesmos. Existem no mercado shampoos para todas as necessidades, mas de qualquer forma sempre opte por opções mais naturais, com fórmulas livres de parabenos, óleo mineral, vaselina e isoparafina.

 

3. Sabonete no cabelo pode ou não?

A pele do couro cabeludo é mais sensível, logo precisa de uma atenção redobrada na limpeza.  Os sabonetes em geral possuem muito mais detergentes em sua formulação do que a utilizada nos shampoos, pois são feitos para retirar outro tipo de sujidade.  Lavar o cabelo com sabonete pode retirar excessivamente toda a oleosidade da região deixando-o ressecado e criando rachaduras na região. Além disso, nessas condições, o fio tende a ficar quebradiço e sem brilho. Mas se você utilizar um sabonete com um pH ajustado, com boa capacidade tensoativa, pode ser usado, embora não seja recomendado.

 

4. Aposte na nutrição:

O uso de condicionadores, máscaras, séruns ou loções hidratantes devem fazer parte da rotina dos cabelos, pois são fundamentais para devolver os nutrientes ao sistema capilar e ajudar a selar as cutículas, mantendo a hidratação dentro do fio por mais tempo. Mas lembre-se, é importante evitar ao máximo o contato com a raiz, enxaguando sempre com água abundante para não deixar resíduos que se acumulam e impedem a correta oxigenação.

Dica para fazer em casa: Uma receita que traz muita nutrição para os fios é a de abacate com iogurte. Além de ter um preparo simples, é uma máscara rica em ácidos graxos, vitamina E e complexo B. Para o preparo você vai precisar de uma pequena porção de abacate maduro e um pouco de iogurte natural, o suficiente para ter uma mistura homogênea e cobrir todo o cabelo. Se preferir você também pode acrescentar uma colher de chá de mel para dar uma hidratação mais intensa. Misture os ingredientes até formar uma pasta e aplique ao longo do cabelo, pode ser aplicada na barba também. Deixe agir por pelo menos 20 minutos e enxágue bem com água corrente. Essa máscara hidrata e nutri os folículos do couro cabeludo proporcionando um super brilho e maciez aos fios.

 

Sobre Jamar Tejada

Farmacêutico graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Luterana do Brasil, RS (ULBRA), Pós-Graduação em Gestão em Comunicação Estratégica Organizacional e Relações Públicas pela USP (Universidade de São Paulo), Pós-Graduação em Medicina Esportiva pela (FAPES), Pós-Graduação em Nutrição Ortomolecular pela FAPES- Pós-Graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM,  Pós-Graduação em Formação para Dirigentes Industriais com Ênfase em Qualidade Total – Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-(UFRGS) e Pós-Graduação em Ciências Homeopáticas pelas Faculdades Associadas de Ciências da Saúde. Proprietário e Farmacêutico Responsável da ANJO DA GUARDA Farmácia de manipulação e homeopatia desde agosto 2008. Possui a marca CHE FIGO, com produtos especializados para a beleza e estética dos homens.

Deixe um comentário