Mauro Picini – Programe-Se – 23/02/2024

0 59

Nipofest Cultural 2024: celebração da cultura japonesa em Cascavel será nos dias 9 e 10 de março

Evento deve atrair um público de 25 mil pessoas nos dois dias de programação, no Centro de Eventos de Cascavel

Quem gosta da cultura japonesa já pode se preparar para a 6ª edição da Nipofest Cultural, festival idealizado pela ACEC (Associação Cultural e Esportiva de Cascavel), que será realizada nos dias 09 e 10 de março, no Centro de Eventos de Cascavel. A expectativa da organização é receber 25 mil pessoas nos dois dias da programação, que será totalmente gratuita.
O coordenador geral da Nipofest, Vander Matsumoto, explica que a programação, que está sendo formatada há quase um ano, promete despertar a atenção dos moradores de Cascavel e região. Serão dois palcos, com atrações diversas, como karaokê, shows, apresentações artísticas, desfile, além de oficinas, mostras, games, combates, entre outros.
“Neste ano, comemoramos os 56 anos de fundação da ACEC, os 116 anos da imigração japonesa, além da 43ª edição do Festival Paranaense de Bon Odori, em Cascavel. Temos uma comissão organizadora voltada para o evento, além de voluntários trabalhando nas comissões para que tudo ocorra da maneira mais satisfatória possível para que a festa traga bons resultados”, explica.
A Nipofest conta com o apoio institucional do Consulado Geral do Japão em Curitiba. Já a realização do Festival Paranaense de Bon Odori tem na organização e realização a Aliança Cultural Brasil- Japão, e os apoios do Conselho Municipal de Turismo de Cascavel (Comtur), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel e da Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel.
Nos dois dias de evento, a entrada é gratuita.


Nos estandes, os visitantes encontrarão diversas opções gastronômicas, incluindo pratos como o yakissoba, sukiyaki, sushis, hot sushi, tempurá de legumes e de sorvete, poke, temaki, ceviche, além de pastel, pizza, churros, doces português, shawarma, donuts e hot dog coreano.
Além da culinária, o público terá acesso a oficinas, como a de origami, que é uma arte secular japonesa, que consiste na criação de figuras diversas a partir de dobras geométricas de papéis, sem cortes ou colagem, apenas dobraduras. Os visitantes da Nipofest também poderão participar da oficina de mangá, focada nas histórias em quadrinho do Japão, ou ainda da oficina pixel art, que é uma técnica que passou a ser usada para reproduzir personagens da cultura pop em diferentes objetos, com custo de R$ 5 para quem quiser adquirir o chaveiro produzido.
A oficina de shodô não fica de fora da programação do festival. Quem tiver interesse pode conhecer mais sobre a caligrafia japonesa que visa dar vazão às emoções através da escrita ou ainda da oficina de ikebana, que é uma arte de composição floral japonesa que segue regras e simbolismos preestabelecidos.
A programação do evento, conforme o coordenador geral da Nipofest, Vander Matsumoto, está sendo formatada há quase um ano e promete despertar a atenção dos moradores de Cascavel e região. Além da gastronomia e das oficinas haverá atrações diversas, como karaokê, shows, apresentações artísticas, desfile, mostras, games, combates, entre outros.
“Nosso objetivo com a Nipofest é transformar Cascavel em um pedacinho do Japão nesses dois dias de evento. Queremos que as famílias se divirtam, conheçam a cultura japonesa e prestigiem as diversas atividades previstas”, pontua.

Serviço
VI Nipofest
Data: 09 e 10 de março
Local: Centro de Eventos de Cascavel
Entrada: gratuita

Divino Fogão ensinar a planejar refeições de forma nutritiva e saudável

O diretor de gastronomia da marca, Luciano Aquino, dá dicas de como montar um prato balanceado

Uma das resoluções mais comuns de Ano Novo entre os brasileiros é manter uma dieta nutritiva e saudável. Muitos encontram barreira para seguir se alimentando de maneira equilibrada, muitas vezes por conta da rotina diária ou por falta de tempo para preparar os alimentos. Diante desse cenário, Luciano Aquino, diretor de gastronomia do Divino Fogão, explica como montar um cardápio balanceado para iniciar 2024 com o pé direito.
O que não pode faltar: para ter um cardápio nutritivo, o carboidrato, que traz energia ao corpo, não pode ser excluído. Ele pode ser encontrado em arroz, macarrão, pão, aveia, entre outros alimentos. Outro item indispensável é a proteína, que fortalece o corpo, podendo ser encontrada em carnes, ovos e até leguminosas, como feijão, grão de bico e lentilha. Para finalizar a base essencial do cardápio, os vegetais e as frutas. Esses alimentos fornecem muita fibra e água para o organismo, além de contar com pouca caloria e grande quantidade de vitaminas e minerais. Porém, o indicado é ter uma medida no momento de montar o prato para não ter exageros. Dessa forma, procure um profissional especializado para adequar o cardápio de acordo com sua realidade. Coloque o cardápio no papel e pendure onde possa ver com frequência: é importante ter um planejamento com os horários de suas refeições e que seja de fácil visualização. O indicado é separar em cada período, colocar o que será consumido, a quantidade e a variedade de alimentos. Dessa forma, a preparação se torna mais rápida e prática.
Varie a forma de preparo dos alimentos: muitas vezes ficamos enjoados de comer a mesma refeição por vários dias, contribuindo para o famoso ‘enfiar o pé na jaca’. Para evitar que isso aconteça, o indicado é variar as formas de preparo dos alimentos que estão descritos na dieta. Por exemplo, a batata, que é um carboidrato, pode ser preparada assada, cozida, em forma de purê, ou até mesmo junto com uma proteína.
Otimize seu tempo e reduza o custo do preparo: uma importante dica é preparar vários pratos em um único dia e depois congelá-los. Isto permitirá que você tenha mais tempo para o lazer ou outras atividades durante o dia, sem ter que se preocupar em cozinhar. Outra sugestão é ficar atento aos ingredientes sazonais. Dessa forma, conseguirá ter uma dieta balanceada e nutritiva sem ter que gastar muito. No Brasil, principalmente, frutas e vegetais de determinadas regiões ou estações são mais baratas do que outras. Invista nelas!
“No Divino Fogão, por exemplo, temos um buffet rico com diferentes tipos de carboidratos, proteínas, legumes e verduras que permitem montar um prato balanceado, nutritivo e saboroso mesmo saindo de casa ou pedindo via delivery. Além disso, é sempre prazeroso comer uma comida com sabor de casa, por isso nossos pratos contam com temperos que trazem essa experiência aos consumidores nos mais de 210 pontos de vendas que temos em todo o Brasil e que oferecem o sabor da fazenda”, finaliza Luciano.

Sobre o Divino Fogão:
Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 210 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.

Deixe um comentário