Mauro Picini Programe – se 29/05/2020

0 4

Foz do Iguaçu terá o primeiro cine drive-in

Parceria entre Visit Iguassu, Cataratas JL Shopping e o Cine Cataratas, fará seção de cinema a céu aberto para assistir de dentro do carro 

Em junho, Foz do Iguaçu terá o primeiro cine drive-in, estilo que certamente você já viu em algum filme, principalmente em cinema de época. Agora, com a pandemia e a exigência de um distanciamento social, o modelo de assistir filmes de dentro do próprio carro será uma opção de lazer na cidade. A venda de ingressos deve começar em breve e será toda coordenada pelo Visit Iguassu em uma parceria com o Cataratas JL Shopping com o Cine Cataratas, na exibição dos filmes, e apoio do Recanto Cataratas Hotel, local onde será montada a estrutura.

O estilo cine drive-in, apesar de ter ganho fama através dos filmes americanos, foi criado há mais de um século na cidade de Las Cruces, México. Mas foi em 1933 oficialmente patenteada, quando, após muitos testes em seu quintal, o magnata Richard Hollingshead Jr. abriu o seu primeiro cinema, na cidade de Nova Jersey. Aos poucos a prática foi se popularizando, atingindo o seu auge entre as décadas de 50 e 60, quando somente nos EUA, havia mais de 4 mil cinemas drive-ins, a maioria em áreas rurais. No Brasil, o Cine Drive-in de Brasília é o único em funcionamento no país desde 1973, até hoje.

Iguaçu Cine Drive-in

O estilo voltou a ser opção com a necessidade de distanciamento social. Cidades como Curitiba e até nossa vizinha Ciudad del Este, já promoveram a experiência como atividade de entretenimento voltado à população. Em Foz do Iguaçu, a primeira sessão tem data prevista para a primeira quinzena de junho, com dois horários diários e com capacidade para aproximadamente 150 veículos, o que pode gerar um público de 600 pessoas por sessão.

A iniciativa é do Visit Iguassu e visa, além de levar um pouco de lazer e diversão à população, gerar receita para a entidade e manter o trabalho de promoção turística. “O Visit é uma entidade sem fins lucrativos e com as mudanças provocadas pela Covid-19, está sem fonte de renda para manter os trabalhos de promoção, captação de eventos e capacitações já há dois meses. A ação também prevê uma ação social cuja arrecadação será definida junto aos parceiros”, comenta a Diretora Executiva da entidade, Cristiane Santos.

A ação também o apoio e suporte da Secretaria Municipal de Turismo que orientará na tomada de todas as medidas de prevenção e segurança em relação à Covid-19.

 

Bacalhau Jurema: um prato dos deuses no paraíso termal

Queridinho dos hóspedes de Jurema Águas Quentes, prato também é homenagem à esposa do fundador do complexo hoteleiro

Chef Luzia

Toda comida especial leva um pouco de seu cozinheiro, seja no tempero, ingredientes, modo de preparo ou no carinho com que cada prato é feito. E no caso do Bacalhau Jurema, além do toque da chefe de cozinha Luzia Aparecida Bertão Loiola, ele vem carregado de muita história. Esse prato é servido no Jurema Águas Quentes, maior complexo hoteleiro de luxo do sul do Brasil.

Com 24 anos de empresa, Luzia, de 45, já fez um pouco de tudo no Jurema Águas Quentes. Assim como a maior parte dos colaboradores do resort, ela nasceu e cresceu naquela região – Iretama, centro oeste do Paraná, a 157 quilômetros de Maringá. Começou a trabalhar ali por conta do pai, que também era funcionário e já está aposentado. Assim como ela, fazem parte do quadro de funcionários do resort várias gerações de famílias da cidade.

Antes de ser chefe de cozinha, Luzia já foi camareira e garçonete. Hoje responsável por 170 pessoas do setor de Alimentos e Bebidas do resort, ela sabe que o Bacalhau Jurema é o queridinho de todo mundo que experimenta a iguaria. “Nossos hóspedes são assíduos, eles vêm aqui várias vezes por ano e não podem ir embora sem provar”, conta. E se a receita é segredo? “Não, temos ela aqui no computador e quando alguém pede, ganha ela impressa, mas sempre vai ficar diferente, cada prato carrega o tempero e amor de quem cozinha”, avalia. 

A receita foi passada pela própria Luzia com Cida e Raquel Miguel, proprietárias e filhas de Jurema Pompeo Miguel, esposa do fundador do complexo e que também dá nome ao resort.  O prato é servido no jantar duas vezes por semana, às terças-feiras e aos sábados. Mas se o turista não se hospedar nos dias em que o prato está no cardápio e fizer questão de prová-lo, é só procurar pela Luzia: “com certeza vamos dar um jeito, a satisfação do hóspede em primeiro lugar”.

O Bacalhau Jurema não é só sucesso no restaurante do resort. Na casa de Luzia, é o prato preferido do filho Carlos Henrique, de 13 anos, que desde cedo aprendeu a apreciar a gastronomia. Com uma cozinheira de mão cheia dentro de casa, nem poderia ser diferente. “Ele adora esse bacalhau, às vezes faço duas vezes por dia, no trabalho e em casa”, revela.

Confira a receita e, depois de tentar em casa, compartilhe o resultado no Instagram @juremaaguasquentes com a #BacalhauJurema.

 

 Bacalhau Jurema

Ingredientes

• 1 kg de bacalhau

• 1 kg de batatas

• Azeite e azeitona a gosto

Ingredientes do molho branco

• 2 colheres de margarina

• 300 g de trigo

• 1 leite fervido

• Parmesão, noz moscada e sal a gosto

 

Modo de preparo do molho

• Derreta a manteiga em uma panela

• Misture trigo, leite quente e mexa.

• Tempere com sal, queijo parmesão e noz moscada.

 

Modo de preparo do bacalhau:

Um dia antes de servir:

• Dessalgue o bacalhau entre duas e três vezes, trocando a água e reservando na geladeira.

No dia de servir:

• Utilize a água da última dessalgada do bacalhau para cozinhar as batatas

• Cortar as cebolas ao estilo julienne

• Desfie o bacalhau e refogue com cebola e azeite

• Tempere o refogado com azeite, salsinha, azeitona e sal – se necessário

• Reserve o refogado em um pirex

• Misture ao balho branco

• Esprema as batatas em cima da mistura

• Coloque bolinhas de manteiga e leve para gratinar durante 10 minutos a 180 graus

 

Sobre o Jurema Águas Quentes 

O complexo hoteleiro Jurema Águas Quentes reúne dois resorts – Lagos de Jurema Termas Resort e Jardins de Jurema Convention & Termas Resort, e está localizado em Iretama, no Paraná. Um oásis da natureza construído em meio a 3,4 milhões de metros quadrados, os resorts oferecem infraestrutura e atrações que buscam promover de forma integrada a diversão em família, além de ter espaços direcionados ao lazer, esportes, entretenimento e relaxamento.

 

Frozen 2 – Animação Disney em DVD & Blu-Ray

Sinopse: De volta à infância de Elsa e Anna, as duas garotas descobrem uma história do pai, quando ainda era príncipe de Arendelle. Ele conta às meninas a história de uma visita à floresta dos elementos, onde um acontecimento inesperado teria provocado a separação dos habitantes da cidade com os quatro elementos fundamentais: ar, fogo, terra e água. Esta revelação ajudará Elsa a compreender a origem de seus poderes.Classificação Indicativa: Livre.

Deixe um comentário