Mauro Picini Sociedade + Saúde 10/11/1021

3

Confinamento domiciliar devido à
COVID-19 e a Miopia nas Crianças

A miopia é um erro refracional caracterizado pela dificuldade de enxergar à distância, a chamada visão de longe. É reconhecida a genética como fator de risco, mas também fatores ambientais têm se destacado ultimamente no estabelecimento e progressão da doença. Atualmente, a prevalência da miopia na população está estimada em cerca de 30% e a previsão é que atinja até metade da população mundial em 2050. No Brasil, esse número poderá chegar a 89%.

Nos últimos anos, foram publicados nas revistas médicas diversos estudos ligando o uso de aparelhos eletrônicos ao aparecimento e desenvolvimento da miopia, em especial nas crianças, o que é esperado, visto que a nossa visão se desenvolve até cerca de 7 ou 8 anos de idade. As causas são o esforço acomodativo prolongado necessário para se enxergar de perto, bem como a exposição excessiva à luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos e também a troca das atividades ao ar livre, principal fator protetor para a progressão da miopia, para o confinamento em ambientes pequenos.

Atividades ao ar livre estariam associados à maior liberação de dopamina, útil para evitar o alongamento dos olhos (característica da miopia), bem como evitaria a acomodação prolongada na visão de perto.

Estudo no Brasil em 2018 demonstrou que 86% dos jovens de 9 a 17 anos estão conectados à Internet. Até 25% desses jovens relataram passar um tempo excessivo navegando na rede. Além da miopia, diversos outros transtornos também estão associados a essa prática abusiva, desde problemas da saúde mental, como ansiedade e depressão, déficit de atenção e hiperatividade, transtornos do sono, alimentação, sedentarismo, distúrbios da sexualidade e da auto-estima, problemas posturais e músculo-esqueléticos e os visuais, tema deste artigo.

Com base no exposto acima, fica fácil observar o impacto que o confinamento domiciliar prolongado pode acarretar na saúde visual das crianças. Tal medida foi amplamente difundida mundialmente como uma maneira de lidar com a disseminação do novo coronavírus. Embora sua efetividade ainda seja tema controverso e questionável, seus efeitos já começam a aparecer.

Estudos recentes realizados na China e publicados em revistas de forte impacto na literatura médica, embora com metodologia passível de crítica, evidenciaram um aumento considerável nos casos de miopia nas crianças submetidas ao confinamento domiciliar. E quanto mais nova a faixa etária analisada, maior foi esse impacto.

Portanto, o aumento da incidência de miopia é agravado pelo isolamento social durante a pandemia. Apesar de ser impossível deixar esses comportamentos de lado, é possível orientar os pais a buscarem um equilíbrio a fim de frear o desenvolvimento do problema. Sem negligenciar os cuidados sanitários necessários, é importante estimular brincadeiras ao ar livre, de pelo menos 1 hora por dia. Importante também limitar o uso de aparelhos eletrônicos. A OMS recomenda que bebês e crianças de até dois anos não tenham acesso a esses dispositivos. De dois a cinco anos, o tempo em frente a telas deve ser de no máximo 1h por dia. Acima dos cinco anos, esse tempo sobe para 2h. Importante também fazer pausas quando o uso dos aparelhos eletrônicos for inevitável e olhar para longe (2 minutos a cada 20 minutos de uso, ou 5 minutos a cada 50 minutos de uso).

Como conclusão, embora as pequenas telas tragam diversos auxílios junto às crianças durante a pandemia (aulas remotas, distração, etc), seu uso deve ser limitado visando assim evitar o abuso e seus malefícios, como por exemplo o aparecimento e a progressão da miopia. Na dúvida, consultem seu oftalmologista de preferência para maiores esclarecimentos.

Mais informações:
Hospital da Visão de Toledo
Largo São Vicente de Paula,1431 – Toledo – Paraná
(45) 3054-6060 ou (45) 9 9928-0011

Rede de Atendimento da Unimed Costa Oeste será ampliada com o novo HGU

A nova unidade do Hospital Geral Unimed (HGU), em fase de construção em Marechal Cândido Rondon, chega para somar mais serviços e atendimentos à já ampla estrutura da Unimed Costa Oeste. Atualmente, a cooperativa conta com sete hospitais, sendo um próprio – o HGU de Toledo – e outros seis credenciados, mais de 200 clínicas e 40 laboratórios credenciados e um Núcleo de Atenção à Saúde que reúne, em um só lugar, profissionais de oito especialidades médicas e espaço para consultas e exames ocupacionais. “Todos os investimentos em estrutura, sejam eles próprios ou credenciados, objetivam a oferta de atendimento rápido e de qualidade aos beneficiários”, destaca o diretor vice-presidente da Unimed Costa Oeste Dr. Manoel Joaquim de Oliveira.

Ele ressalta que o novo HGU será um hospital de referência para toda região e contará com uma estrutura formada por 30 leitos, salas cirúrgicas totalmente equipadas e pronto atendimento. “Os atendimentos serão de baixa à média complexidade e os pacientes que demandarem de uma atenção mais complexa, serão recebidos, estabilizados e encaminhados à UTI do HGU em Toledo. Ninguém ficará sem o nosso aporte”, garante o diretor.
O diretor vice-presidente acrescenta que existe uma preparação da estrutura para ampliação que, se necessário, poderá dobrar o número de leitos e, inclusive, comportar uma unidade de terapia intensiva.

O projeto na cidade rondonense avança e a expectativa é que esteja pronto em 2022 para receber os pacientes da região oeste do Paraná. “Queremos atender 100% dos nossos beneficiários com segurança e qualidade, além de oferecer aos nossos cooperados novas oportunidades de trabalho e geração de emprego. Estamos muito otimistas com esse investimento”, finaliza Dr. Manoel.

O HGU está sendo construído em um complexo médico-hospitalar que contará, também, com farmácia, apart-hotel, restaurante, loja de conveniência, cafeteria, agência bancária, clínicas médicas, laboratório de análises clínicas, clínica de vacina.

Curso de Gestantes da Unimed Costa Oeste leva informações às mamães e acompanhantes

Quando se espera um filho, principalmente para as mamães de primeira viagem, há muitas dúvidas que precisam ser sanadas durante a gestação. E para auxiliá-las nesse processo a Unimed Costa Oeste promove o Curso de Gestantes do Projeto Nascer Bem, onde por meio de aulas online as participantes e seus acompanhantes têm a oportunidade de aprender sobre essa fase especial na vida deles. São três semanas de muito conteúdo relacionado à fisioterapia, nutrição, psicologia, pediatria, primeiros socorros, cuidados com o recém-nascido, amamentação e odontopediatria. A última turma desse ano participou dos encontros durante o mês de outubro.

A mamãe Roberta Terra Raupp aguarda ansiosa pela chegada do primeiro filho, que se chamará Ricardo. Enquanto isso, aproveitou para participar do Curso de Gestantes. “Esse curso tem abordado nossas principais dúvidas e tem ajudado bastante nesta nova fase, com informações valiosas sobre nutrição, fisioterapia e psicologia para o melhor desenvolvimento do bebê. Abordou de forma excelente sobre amamentação e ainda informações do recém-nascido com a pediatra! Posso dizer que acrescentou muito na nossa vivência da gravidez. Obrigada pela oportunidade do curso!”, agradece.
A coordenadora da área de Atenção à Saúde, Bianca Neske, destaca que a cada ano aumenta o interesse do público em participar do curso, que já é disponibilizado pela Unimed Costa Oeste há mais de 18 anos. “O último ano foi um desafio para nós em meio a pandemia; reestruturar encontros que até então sempre foram presenciais e com tantas práticas. Foi preciso se reinventar e de forma alguma queríamos deixar de levar as informações até esse público tão especial para nós. Foi assim que iniciamos as turmas online e com um público que nos surpreendeu muito! Não esperávamos uma participação tão grande”, comemora.

Bianca ainda ressalta que é gratificante observar a diferença que as informações e os temas abordados durante os encontros fazem na vida das futuras mamães e papais. “É importante mantermos a educação em saúde aos nossos beneficiários e comunidade. A cada ano buscamos também inovar, trazendo novos profissionais, novos temas e teremos novidades para os próximos encontros”, complementa.

Quem participa dos encontros concorre a vários brindes especiais ao final do curso. E para incentivar a participação dos papais nas aulas online a equipe do Projeto Nascer Bem preparou sorteios com mimos também para os companheiros.