Mauro Picini Sociedade + Saúde 25/08/2021

4

Agosto Lilás: Magnólias em Ação trabalha o empoderamento feminino no mês de combate à violência domestica

A Campanha Agosto Lilás, foi criada para combater a violência domestica e conscientizar sobe a Lei Maria da Penha, que evidenciou a importância da luta pelos direitos. Em tempos de pandemia e isolamento social, onde as mulheres ficam mais tempo em casa na companhia de parceiros, o número de casos e denúncias sobre violências aumentaram significativamente: registros de feminicídio cresceram 22,2% e os chamados para o 180, Central Nacional de Atendimento à Mulher, aumentaram em 34% se comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Essas agressões não se limitam apenas ao ato físico, mas em danos psicológicos, emocionais, patrimoniais, financeiros, entre outros. Empoderar as mulheres para entender quais são seus direitos, e não enfrentar situações assim é objetivo do programa “Magnólias em Ação”. O projeto foi criado há dois, para atender as colaboradoras da farmacêutica Prati-Donaduzzi, além de informações conta com uma rede de apoio.

A supervisora de Responsabilidade Social Maria Rita Pozzebon, esclarece que quanto mais falar sobre o assunto, mais as mulheres vão entender quais são seus direitos. “A essência do projeto está no empoderamento da mulher, pois uma mulher que se ama, sabe o que quer, o que gosta, identifica suas potencialidades e também os seus limites”.

A Prati-Donaduzzi tem hoje no seu quadro de funcionários 62% ocupado por mulheres, a ideia de acordo com Maria Rita, é que elas possam servir como uma corrente do bem. “Queremos que as colaboradoras possam usar o que aprendem para encorajar outras mulheres”, finaliza.
Os encontros acontecem todo o mês em forma de bate-papo, por conta da pandemia estão sendo realizados de maneira online. Nas mediações participam profissionais das áreas de Assistência Social, Psicologia e Coachs. Além disso, o projeto oferta orientações jurídicas e sociais e também o acolhimento para mulheres que foram vítimas de violência, assim como, o acompanhamento psicológico, caso desejado.

Por que proteger o umbigo é tão importante?

Região do corpo tem forte ligação com a espiritualidade, sendo considerado um especie de “portal” que permite a entrada de energias boas e ruins.

Todo ser humano já passou por dias estressantes, com falta de foco e pouca vontade de resolver as questões do dia a dia, a sensação é como se algo ou alguém estivesse drenando suas energias benéficas e deixando só as ruins. Segundo a espiritualista da Plataforma iQuilibrio, Juliana Viveiros, quando isso acontece é porque possivelmente o seu chakra do plexo solar foi afetado.

“O chakra do plexo solar ou Manipura fica acima do nosso umbigo e nada mais é do que o centro da nossa energia mística, esse ponto é extremamente poderoso porque quando ele é afetado ele desalinha os outros chakras também, afetando o nosso equilíbrio físico, mental e espiritual” – reforça.

Esse desalinhamento pode ocorrer de várias formas e geram sintomas distintos, variando de pessoa para pessoa. Mas, sabe aquela amiga que ama desabafar com você e no final da conversa sempre diz ficou se sentindo mais leve; ou então naquela reunião do trabalho que estava indo tudo bem até um problema ser apresentado e todos começarem a se alterar tornando a reunião repentinamente estressante? O que acontece nessas situações é que a energia negativa alheia está sendo descarregada e pode ser absorvida através deste chakra, trazendo uma exaustão emocional desnecessária.

Se você quer se blindar de situações como essa, Juliana Viveiros ensina um ritual que ajudará a bloquear essa contaminação que costuma drenar nossas suas energias positivas. “Quando souber que irá encontrar alguém que costuma abalar as suas estruturas, por exemplo, tampe o umbigo com um esparadrapo, gaze ou com a própria mão, mas não faça isso por muito tempo porque o excesso também pode provocar o desequilíbrio dos outros chakras. Pense assim: você tampa seu nariz e boca para mergulhar na piscina, ao sair da água, se você mantiver tampado vai acabar sufocando. Também funciona assim quando você isola um de seus chakras por muito tempo” – exemplifica a espiritualista da iQui.

Manter o chakra do plexo solar equilibrado traz outros benefícios como:tranquilidade nos relacionamentos interpessoais, sentimentos mais equilibrados, além de auxiliar no funcionamento de órgãos relacionados a digestão, equilíbrio financeiro entre outros.

Sobre a iQuilibrio: No ar desde 2013, os serviços da plataforma iQuilibrio já ajudaram mais de 100 mil pessoas a encontrarem o equilíbrio em todas as áreas de suas vidas, desde relacionamentos, vida profissional, dinheiro, saúde, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, qualidade de vida, espiritualidade e bem-estar.Para conhecer, acesse: www.iQuilibrio.com.br.

Uniprime Pioneira inaugura agência em Florianópolis

Foto: Divulgação Uniprime

A nova agência da Uniprime leva, para Santa Catarina, a estrutura, os produtos e o atendimento que a consolidou, aqui no Paraná, como uma grande cooperativa de crédito.

Está de portas abertas em Florianópolis, desde o dia 23 de julho, a mais nova agência da Uniprime Pioneira. A partir de agora o público da Grande Florianópolis poderá contar com todas as vantagens de ser um cooperado prime, assim como os mais de 8,5 mil cooperados do Paraná e Mato Grosso do Sul atendidos pela singular com sede em Toledo. Acesso a crédito simples, atendimento humanizado e serviços vantajosos aos associados são a marca registrada da cooperativa que mantém a essência do cooperativismo de crédito preservada.

Segundo Dr. Orley Campagnolo, presidente da Uniprime Pioneira, Florianópolis tem um grande potencial para o cooperativismo de crédito. “Viemos para a cidade como uma opção, carregando nosso diferencial na maneira de agir no cooperativismo, com serviços e, sobretudo, um relacionamento de alta qualidade. Temos certeza que podemos atingir as expectativas do nosso cooperado aqui”, conta Dr. Orley que esteve na abertura da nova agência da singular, acompanhado do gerente geral Féliz Fornari, do gerente comercial Lúcio Scheur, do conselheiro Dr. José Maria Neto além da equipe da nova agência gerenciada por Guimerson Pimentel.

A inauguração ocorreu em um formato mais intimista devido à pandemia. Contou com a presença de autoridades da cidade, cooperados locais e com a apresentação do quinteto de sopros da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina sob a regência do Maestro José Nillo Vale.

Entre os maiores
O Sistema Uniprime está entre os maiores do país, com 73 agências e somando mais de R$5 bilhões e meio de ativos, com cerca de 60 mil cooperados. Fundada em janeiro de 1996, a singular com sede em Toledo foi a primeira cooperativa do sistema a ser aberta no Paraná, por isso carrega o nome “Pioneira”.

A presença em Florianópolis, uma das melhores cidades para se viver do país e com um dos maiores PIBs do Estado, revela o intuito da Uniprime de crescer junto com a cidade em uma relação de cooperação, ressaltando a valorização do ser humano, seja entre seus colaboradores, seus cooperados e ao local em que está instalada.

A agência de Florianópolis está localizada na Rua Padre Roma, número 482, centro.