Mauro Picini Sociedade+Saúde 18/11/2020

Aulas de anatomia ficam mais dinâmicas com realidade virtual

 

A tecnologia modifica os métodos de ensino, e unir o entretenimento e o lúdico com a educação é um dos diferenciais que a realidade virtual proporciona. Soluções como essas, aceleram o aprendizado, auxiliam no desenvolvimento cognitivo e no aprimoramento de habilidades. O Centro Universitário Internacional Uninter, por exemplo, utiliza um equipamento de realidade virtual para todos os cursos, semipresenciais e presenciais, da área de saúde, que têm a disciplina de Anatomia Humana.
O equipamento, desenvolvido pela empresa MedRoom, consiste em um computador com configurações avançadas, óculos de realidade virtual, sensores e manoplas que permitem o manuseio de um corpo humano, possibilitando a visualização de todas as estruturas. Em funcionamento, permite que o aluno possa entender os processos do corpo humano de modo real em um ambiente virtual.
Alessandro Castanha da Silva, professor da Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter, exemplifica como é a experiência do aluno. “Para compreender melhor podemos utilizar o coração para explicar. Imagine observar o coração batendo como se estivesse no corpo, poder retirar camadas e observar as válvulas cardíacas realizando seu papel, abrindo e fechando, o músculo realizando os movimentos de sístole e diástole. Ampliar estas estruturas para que você possa ver como se estivesse dentro do órgão funcionando. Isso auxilia muito nas aulas”.
Atualmente, devido aos cuidados com a pandemia da covid-19, somente o professor responsável pela disciplina utiliza o óculos de realidade virtual, entretanto, tudo o que é visto pode ser projetado pelo equipamento multimídia presente no laboratório de anatomia. “Assim que passarmos por esse período, os alunos poderão ter essa vivência ainda mais de perto. A realidade virtual nos coloca na vanguarda do ensino do terceiro milênio”, afirma Silva.

Sobre o Grupo Uninter
O Grupo Uninter está entre os maiores players do segmento educacional, e é a única instituição de ensino a distância do Brasil recredenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 250 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com polos de apoio presencial estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém cinco campi no coração de Curitiba. Para saber mais acesse uninter.com

 

Prati-Donaduzzi está entre as 1000 maiores empresas do Brasil

 

A farmacêutica paranaense Prati-Donaduzzi está prestes a completar 27 anos de atuação no mercado farmacêutico. Em franco crescimento, a indústria soma a sua história reconhecimentos importantes. Um deles é fazer parte da seleta lista das 1000 maiores empresas do Brasil, segundo o Jornal Valor Econômico. 
O ranking foi divulgado recentemente e em sua 20ª edição traz a lista das 1000 maiores empresas do Brasil. A Prati-Donaduzzi se mantém presente nessa importante premiação nacional mais uma vez, com um crescimento de 35 posições em relação ao ano passado. No segmento farmacêutico e cosmético foi destaque em indicadores econômicos como: margem de Ebitida, giro do ativo e rentabilidade.
A metodologia de pesquisa do Valor Econômico conta com a parceria da Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da EAESP/FGV-SP. Entre os quesitos considerados para a classificação das empresas, a receita líquida é um dos principais parâmetros. Diferente de anos anteriores, devido à pandemia, os resultados dessa edição foram conhecidos em um evento online. 
Ser uma das maiores empresas do Brasil é um compromisso da Prati-Donaduzzi, conforme explica o Diretor-Presidente, Eder Fernando Maffissoni. “Mais do que rankings e números, nosso foco está no cuidado diário com as pessoas. Todos os dias milhões de brasileiros consomem os medicamentos que produzimos, ou seja, temos um impacto gigantesco na vida da população”. 

Crescimento
A classificação no ranking evidencia a solidez da Prati-Donaduzzi no mercado farmacêutico. A empresa anunciou recentemente o investimento de R$ 650 milhões para modernização e ampliação de seu parque fabril nos próximos anos. “Estamos construindo uma nova unidade fabril que, somada à modernização das plantas atuais, dará incremento de 40% em nossa capacidade produtiva. Em pleno funcionamento vamos colocar no mercado anualmente 17 bilhões de doses”, acrescenta Maffissoni diante dos planos futuros da indústria que atualmente é maior produtora de medicamentos genéricos no país*.
A Prati-Donaduzzi tem um grupo empresarial que cresce acima do mercado, com previsão de incremento de 15% ao ano em faturamento. A empresa avança com investimentos na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), focada na inovação incremental e no desenvolvimento de novos produtos para buscar soluções principalmente para doenças do Sistema Nervoso Central, o foco de sua nova estratégia de atuação, a Prescrição Médica.
Dentro deste planejamento, em 2020 inovou com o lançamento do primeiro produto à base de Cannabis, o Canabidol Prati-Donaduzzi. Para os próximos anos estão previstas dezenas de novos produtos. Atualmente a empresa tem em comercialização 133 produtos e 409 apresentações, o portfólio contempla medicamentos genéricos, de marcas e fitoterápicos, além de produtos nutracêuticos. 

PRATI NO BRASIL
Os medicamentos da Prati-Donaduzzi são encontrados em todo o território nacional. Estão em mais de 55 mil farmácias e 36 mil unidades básicas de saúde. Isso significa a oportunidade de tratamento para diabéticos, hipertensos, entre tantos outros brasileiros que os precisam para manutenção da sua saúde. É a missão da empresa se consolidando a cada dose de medicamento que é consumida.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI
A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz, aproximadamente 12 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica. *IQVIA MAT SET/2020 PMB + NRC Doses Terapêuticas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *