Mauro Picini Turismo 14/05/2020

0 1

Hotelaria de Foz inicia reabertura gradual e segura, anuncia Sindhotéis

Meios de hospedagem voltam a receber hóspedes de negócios e por motivos particulares nesta segunda-feira; turismo de lazer retorna dia 10 de junho

Meios de hospedagem de Foz do Iguaçu reabrem para para viajantes de negócios e por motivos particulares

Após 50 dias fechados por causa do novo coronavírus, os meios de hospedagem de Foz do Iguaçu começam a retomar as atividades a partir desta segunda-feira, 11. A reabertura é resultado da construção conjunta do plano de retomada do turismo e dos protocolos de segurança sanitária envolvendo Sindhotéis, Prefeitura de Foz do Iguaçu e entidades da Gestão Integrada do Turismo.

Os meios de hospedagem estão autorizados a reiniciar as atividades, neste 11 de maio, para viajantes de negócios e por motivos particulares, e a partir de 10 de junho para visitantes de lazer. Em ambos os casos é necessário cumprir os protocolos de segurança sanitária estabelecidos em decreto municipal e nas demais normas vigentes, e ainda assinar o Termo de Responsabilidade Sanitária.

Desde 20 de março sem receber hóspedes, parte dos hotéis, resorts, hostels, pousadas, albergues e similares do Destino Iguaçu voltará a funcionar de forma gradual e monitorada. Isso porque cabe a cada empresa definir a data para abrir as portas. A expectativa é a de que retornem na totalidade em até um mês, a depender da estratégia de cada estabelecimento.

O presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin, destaca que os estabelecimentos estão investindo fortemente em qualificação e insumos para proteger hóspedes, colaboradores e parceiros. “Os protocolos de segurança sanitária possuem alto padrão de requisitos da legislação municipal, estadual, nacional e internacional de proteção à vida”, ressalta.

Segundo ele, a autorização para a retomada das atividades é um passo significativo para amenizar a crise instaurada no Destino Iguaçu, que possui um dos maiores parques hoteleiros do Brasil. “Temos mais de 30 mil leitos, ofertados por cerca de 180 empresas, entre hotéis, pousadas, albergues e hostels”, informa.

Para Rafagnin, também é urgente a implantação do plano de retomada do turismo, com atenção à promoção do Destino Iguaçu. “Somente assim podemos pensar em recuperar uma parte do movimento. Isso a médio e longo prazo. Ainda temos muito trabalho conjunto para amenizar os efeitos da crise econômica provocada pela covid-19”, completa.

Cuidados e eventos – O Decreto 28.114, de 8 de maio, possui oito seções para regular as atividades do setor: 1) funcionamento dos serviços de recepção, áreas comuns e circulação; 2) responsabilidade empresarial; 3) atuação dos colaboradores; 4) cuidados em alimentos e bebidas; 5) limpeza e arrumação dos quartos; 6) atenção nas áreas de lazer.

A sétima seção traz o cronograma de retomada dos espaços de eventos nos meios de hospedagem: a partir de 28 de julho, eventos de pequeno porte (até 400 pessoas); 17 de agosto, de porte médio (401 a 1.000 pessoas); em 24 de agosto, de grande porte (1.001 a 3.000 pessoas); e a partir de 3 de setembro, eventos especiais (acima de 3.000 pessoas).

Por fim, a oitava seção regula as medidas de comunicação a serem tomadas pelos estabelecimentos nos meios de hospedagem. “Defendemos para que a retomada efetiva do turismo sejam reabertos os parques e os atrativos e sejam feitos investimentos consistentes na atração de turistas, além de uma abertura maior da gastronomia”, conclui o presidente do Sindhotéis.

Presidente do Sindhotéis, Neuso Rafagnin 

 

SEGUIMOS JUNTOS, SEGUIMOS EM FRENTE!

Amici, Manter a família unida, acreditar que o trabalho árduo traz recompensas e que toda terra, quando bem trabalhada, gera bons frutos fazem parte da tradição que foi passada de pai para filho por todas as gerações da nossa família. Essa tradição atravessou oceanos e chegou ao Brasil, e posteriormente, a Foz do Iguaçu.

Foi aqui, em Foz do Iguaçu, que há mais de 30 anos, vislumbramos o potencial em uma terra que poucos valorizavam.

O centro da cidade era repleto de velhas edificações, tinha pouca estrutura e mesmo com aumento da procura do destino por turistas, ocasionado pelo tombamento do Parque Nacional do Iguaçu, promovido a Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, quatro anos antes, boa parte das novas edificações, surgiam apenas no entorno das vias que levavam até o Parque Nacional.

Foi nessa terra, julgada por muitos como improdutiva, que resolvemos semear a melhor semente, edificando nela nossa casa. Um local para reunir a família e os amigos, mantendo a boa e velha tradição italiana, ao qual demos o nome de Hotel Bella Italia.

Muitos anos de árduo trabalho foram necessários para que a semente plantada gerasse o bom fruto, e para esse trabalho, contamos com a ajuda de funcionários, que posteriormente se tornaram amigos e parte da família. O bom trabalho em equipe também gerou frutos, que juntos, formaram o Grupo Bella Italia.

Não foram poucos os momentos em que, mesmo por alguns segundos, duvidamos que a terra continuaria dando bons frutos. Crises econômicas, crises políticas, crises internacionais. Todas elas, chegaram e foram, mas a tradição de nos mantermos unidos e de trabalharmos arduamente, nos fizeram seguir adiante, acreditando sempre que o melhor estaria por vir, e veio.

Chegamos a 2020, ano em que o fruto da primeira semente plantada nesta terra completa 30 anos. Um ano que chegou para, mais uma vez, nos submeter a mudanças e incertezas sem precedentes. Pela primeira vez, tivemos que deixar a tradição de lado, e, ao invés de nos mantermos juntos, adotamos o distanciamento social.

Nossas palavras quase se emudecem diante da nova realidade do mundo de hoje. A pandemia do covid-19 forçou a nós, e todo o setor de turismo, a tomar medidas prudentes e necessárias.

Em resposta à crise, tivemos que, temporariamente, suspender ou reduzir os serviço oferecidos pelo Grupo Bella Italia. Mas apenas, pelo tempo necessário para que, novos procedimentos possam ser introduzidos e o turismo no mundo se restabeleça.

Seguimos acreditando no potencial desta terra, e nos frutos que ela ainda pode gerar, porém, assim como no passado, o procedimento de retorno será tomado com cautela, e quando todos conseguirmos estar novamente juntos.

Em nossa história, fundamos o Hotel Bella Italia, há 30 anos, baseados em valores familiares como respeito, carinho e prazer em servir e receber. Foz do Iguaçu cresceu ao nosso redor e nós crescemos com o turismo da região. Temos orgulho de olhar para trás e ver que traçamos uma linda história, construída com muito carinho e respeito mútuo.

Nesse momento, de projetar o que faremos lá na frente, a única certeza que temos é que ficará tudo bem, e que estaremos lá, pois estamos tomando todas as medidas necessárias agora.

Em nosso plano de retorno, o Grupo Bella Italia prevê a abertura inicial do Hotel Bogari, um dos hotéis mais bem avaliados da cidade, e o último hotel que foi incorporado ao grupo. Acompanhando a demanda, na sequencia promoveremos o retorno do Hotel Águas do Iguaçu, que assim como o Hotel Bogari, está localizado na região central, conta com uma estrutura moderna e preparada para receber e acomodar bem todos nossos hóspedes, mantendo assim, o padrão de qualidade e excelência pelo qual os hotéis do Grupo Bella Italia são conhecidos.

Alinhados às principais empresas do setor turístico do mundo, com a ordem de manter custos baixos, preservação de credibilidade e outras medidas, o Hotel Bella Italia será o último, entre os hotéis do grupo, a voltar a operar após a pandemia. Durante este período, estaremos trabalhando para que, na retomada das operações, possamos entregar a nossos hóspedes o Hotel Bella Italia que todos conhecem, porém, mais seguro, familiar e ainda mais aconchegante. Esperamos que em breve, entretudo a data exata só o tempo irá determinar.

Temos a previsão de que todos os nossos hotéis retornem ao pleno funcionamento, assim que os turistas se sintam seguros a viajar. Enquanto todos se preparam por lá, nós estaremos aqui de braços abertos, com todas as medidas de prevenção sanitárias recomendadas pela OMS, aguardando nossos convidados com o carinho de sempre e o cuidado que o atual momento exige. CENTRAL DE RESERVAS:

Telefone: 45 3521-5000

Whatsapp: 45 98813-3942

Seguimos juntos. Seguimos em frente.

Deixe um comentário