Com 1,6 mil calouros, novo ano letivo da UEPG começa na segunda-feira

0 157

O ano letivo de 2024 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inicia na segunda-feira (19) para alunos dos cursos de graduação. Juntamente com as aulas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) organizou a acolhida institucional aos calouros (cerca de 1,6 mil novos alunos). As ações acontecerão em 19 e 20, para estudantes do Campus Uvaranas, e 21 e 22, para os do Campus Central. As atividades serão nos três turnos, para atender acadêmicos que estudam nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Enquanto os estudantes comparecem às aulas, a acolhida ocorrerá de maneira intercalada, até que todos os cursos participem das ações preparadas pela Prae. “Os preparativos começaram no final do ano passado e envolvem vários órgãos da UEPG, mas sobretudo, ressaltamos o protagonismo estudantil, por meio da participação no planejamento e na execução das atividades”, destaca a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione Jovino.

No Campus Uvaranas, a conversa acontecerá no auditório do Centro Integrar (antigo PDE), enquanto que no Campus Central, os alunos deverão comparecer no Grande Auditório, de acordo com os horários reservados para cada curso.

A diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Prae, Silmara Carneiro, explica que a acolhida foi organizada pelos cursos, entidades estudantis, Diretórios e Centros Acadêmicos, Baterias e Atléticas. “A acolhida é um momento de celebração, de confraternização e para o recebimento das primeiras informações sobre a universidade. Trata-se de um momento festivo para comemorarmos coletivamente o ingresso no ensino superior e fortalecimento da educação pública brasileira”, afirma.

Os calouros poderão ter acesso a informações sobre a estrutura da UEPG durante as atividades. “Queremos que eles se sintam animados e muito felizes com o fato de estarem na UEPG, afinal essa será a casa deles durante os próximos anos de sua vida”, finaliza Silmara.

Para o pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, o início das aulas é um momento muito importante na vida dos alunos e das suas famílias. “Realizar um curso de nível superior em uma instituição pública é algo ainda destinado para uma pequena parcela da sociedade brasileira. A acolhida é apenas o ponto de partida para muitas outras ações que deverão ser realizadas, nas quais os alunos sempre poderão também contar com toda a equipe da Prograd”, complementa.

Os calouros poderão conferir as atividades, horário e local reservados para seu curso no cronograma aqui.

Deixe um comentário