Com apoio do Estado, Paraná recebe evento com 250 melhores atletas de punhobol do mundo

0 214

O Paraná volta a receber o Campeonato Mundial de Clubes de Punhobol, que será disputado por mais de 250 atletas entre os melhores do mundo neste esporte. O evento acontece de quinta-feira a domingo (19 a 22), no Clube Duque de Caxias, em Curitiba, que já sediou também a edição 2022. Participam atletas do Brasil, Alemanha, Áustria e Suíça, nas modalidades masculino e feminino. Destaque para a equipe adulto feminina do Duque de Caxias, que é heptacampeã mundial de clubes.

Os jogos iniciam na quinta-feira, a partir das 9 horas, e ocorrem durante o dia todo, com entrada franca. A cerimônia de abertura está marcada para 11h15.

O Mundial de Punholbol é realizado pela International Fistball Association (IFA) e organizados pela Federação Paranaense de Punhobol. O apoio do Governo do Estado se dá via Secretaria do Esporte. “Temos participado também dos Jogos de Aventura e Natureza, promovidos pelo Governo do Estado”, diz o presidente da Federação, José Roberto Vinharski. A participação da entidade ocorre com capacitações e oficinas sobre o esporte para professores e estudantes no Festival da Família e também com  disputas.

Em Londrina, na primeira etapa da edição 2023 dos Jogos de Aventura e Natureza, 12 colégios estaduais participaram, com mais de 1,2 mil estudantes. Em Maringá, na etapa Corredores das Águas, o punhobol foi disputado por mais 800 estudantes, de 12 escolas.

O ESPORTE – Esporte coletivo semelhante e precursor do voleibol, com a diferença de ser jogado em um campo de grama que mede 50m x 20m, com cinco jogadores de cada lado, podendo também o espaço ser muito maior do que uma quadra de vôlei. O campo é dividido ao meio por dois postes, nos quais é esticado um cabo ou rede, que varia de 3 a 7 centímetros de largura, a uma altura de dois metros (adulto masculino) ou 1,90 metro (adulto feminino). Todas as jogadas são feitas com o punho fechado e as defesas com o antebraço.

No Brasil o punhobol chegou por volta de 1824, com a colonização alemã, principalmente nos Estados do Sul. No Paraná, o primeiro clube a realizar torneios de punhobol foi o próprio Duque de Caxias. “É o esporte não olímpico que mais conquistou títulos internacionais para o Brasil. É praticado nos cinco continentes tendo mais de 65 federações atuando oficialmente”, conta Vinharski.

Além do Clube Duque de Caxias, em Curitiba, o punhobol é praticado regularmente na Sociedade Morgenau e no Clube Mercês Santa Felicidade, reunindo mais de 250 atletas divididos em cinco categorias por idade. A galeria de troféus da capital paranaense é marcada por várias conquistas internacionais: títulos sul-americanos, panamericanos, nas categorias sub 16, sub 18 e adulto, tanto no masculino quanto feminino, além da equipe heptacampeã mundial de clubes. 

Serviço:

Campeonato Mundial de Clubes de Punhobol

Quinta-Feira (19), a partir de 9h.

Local: Clube Duque de Caxias (Rua Costa Rica, 1173 – Bacacheri – Curitiba

Da AEN

Deixe um comentário