Com baixa cobertura vacinal, Estado amplia vacina da gripe para população geral

59

Faltando 15 dias para o encerramento da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), o Governo do Estado decide abrir a vacinação para a população em geral. A Secretaria estadual Saúde pactuou a decisão, na quarta-feira (23), na Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB).

Os baixos índices de cobertura vacinal motivaram a deliberação. Até a manhã de ontem (24), o Estado havia registrado 42,1% de cobertura vacinal contra a doença, com 1.993.419 doses aplicadas. Ao todo, 4.479.320 pessoas estão elencadas na população alvo do Paraná, que inclui os grupos prioritários para imunização.

Segundo os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), até agora apenas três municípios do Estado atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de pelo menos 90% de cobertura vacinal: Nova Tebas (111,1%), Pérola d’Oeste (109%) e Saudade do Iguaçu (90,2%).

COBERTURA VACINAL – No âmbito da 20ª Regional de Saúde de Toledo, a cobertura vacinal está em 49,3%. O diretor da 20ª Alberi Locatelli comenta que a partir dessa decisão e a deliberação da CIB, o órgão vai se reunir com os 18 municípios para traçar as novas metodologias para ampliar a vacinação da Influenza.

“Temos urgência para nos reunirmos com os municípios para discutir a organização, a necessidade de ampliar pontos de vacinação, a distribuição da vacina por faixa etária para não haver aglomeração neste momento de pandemia”, comenta.

O Paraná já recebeu do Ministério da Saúde 3.848.400 doses de imunizantes contra a Influenza. Todas foram distribuídas aos 399 municípios do Estado. “O Estado receberá do Ministério da Saúde uma nova remessa de doses contra a Influenza nos próximos dias para intensificar a campanha no Paraná”, complementa Locatelli.

Em Toledo, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, de um total de 49.314 pessoas dos grupos prioritários elencados para tomar a vacina, até ontem (24) foram aplicadas 27.945 doses, o que representa 52,2% da cobertura vacinal.

ETAPAS – A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), iniciou no dia 12 de abril e deve permanecer até o dia 9 de julho. A primeira etapa da Campanha contemplou as gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, indígenas e trabalhadores da Saúde. Na segunda etapa foram vacinados os idoso de 60 anos ou mais e os professores. E a terceira etapa abrange os doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Em Toledo, a vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – exceto as do Bressan/Cezar Park, Alto Panorama, Concórdia e Panorama -, que estão temporariamente desativadas, ou a do Cosmos, que atende exclusivamente pacientes com sintomas de Covid-19. É preciso levar documentos pessoais, carteirinha de vacinação e documento que comprove a condição profissional ou de saúde.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Sesa