Com poucos feriados prolongados, 2022 terá menos impacto no comércio

26

Faltam poucos dias para a virada do ano e para começar um novo ciclo. 2022 está chegando com muitas expectativas, entre elas sobre os próximos feriados, principalmente os prolongados, onde muitas pessoas estendem para aproveitar mais dias de descanso. Mas o calendário do próximo ano irá proporcionar poucos feriados longos.

Com nove feriados nacionais, sem contar datas estaduais e municipais, o ano de 2022 terá somente um feriado prolongado, – Paixão de Cristo, numa sexta-feira, emendando com o final de semana. Três feriados nacionais serão celebrados nos fins de semana: Confraternização Universal e celebração de Ano Novo (1º de janeiro) será sábado e o Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) e o Natal (25 de dezembro) serão no domingo.

Também são considerados feriados nacionais os dias 21 de abril (Tiradentes), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República). As celebrações de Carnaval são mais intensas em algumas regiões do país, por isso esse feriado é considerado ponto facultativo que vai de segunda (28 de fevereiro) a Quarta-feira de Cinzas (2 de março).

Para a empresária Nair Lurdes Wagner, que atua no ramo de vestuário, quanto menos feriado durante o ano, menos impacto sofre o seu negócio. “Os feriados prolongados ou no meio da semana atrapalham o restante da semana. Nós deixamos de vender. As pessoas não compram porque se preparam para viajar e o dinheiro não circula”.

Ela entende que para o empregado essa pausa no meio da semana é bom para o descanso e o lazer, mas como empresária sente os impactos financeiros de um feriado no meio da semana. “Quando era funcionária, eu amava os feriados prolongados, mas agora do outro lado eu vejo de forma diferente. Quando tem um feriado no meio da semana, como terça-feira, as pessoas acabam emendando e a segunda feira é ‘enforcada’. Depois do feriado, o movimento demora para ‘engatar no ritmo’ e parece que a normalidade volta somente na outra semana”, complementa.

Com menos feriados nacionais caindo em dias úteis em 2022, as perdas do comércio tendem a ser menores do que em 2021. É o que aponta a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a análise, neste ano, o comércio varejista sofreu um prejuízo de R$ 22,11 bilhões, enquanto em 2022 a previsão é que as perdas sejam 22% menores (R$ 17,25 bilhões).

Pontos facultativos nacionais em 2022

28 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval

1º de março (terça-feira): Carnaval

2 de março (quarta-feira): Quarta-feira de cinzas (até às 14 horas)

16 de junho (quinta-feira): Corpus Christi

28 de outubro (sexta-feira): Dia do Servidor Público

Da Redação

*Com informação da Assessoria

TOLEDO